Análise: Cataguases inicia 2022 sob o signo do otimismo

Análise: Cataguases inicia 2022 sob o signo do otimismo

Cataguases começou 2021 movida pelo otimismo natural que acompanha o início do mandato de um novo prefeito. Realidade promissora apesar da pandemia que, naquela época, sem vacina, parecia deixar tudo maior e mais difícil de ser superado. O novo prefeito José Henriques, dono de um temperamento calmo e ponderado, aos poucos foi revelando um estilo sereno de governar, sem rompantes e avesso à autopromoção, até mesmo quando toma decisões de grande importância, como foi o caso do decreto que tornou nulo o contrato com a Copasa.

Até janeiro de 2021 o município vivia reflexos e consequências de um ciclo de péssimas e desastrosas administrações que tiveram início em 2009. A cidade, assim, ansiava por novos rumos e carecia de projetos que interrompessem aquele círculo vicioso. Foi um tempo difícil, agora, devidamente guardado na gaveta da história. Nesse período nenhuma nova empresa se instalou por aqui; a Copasa fazia o que bem entendia na destruição de nossas ruas, e se superava a cada dia com o péssimo serviço prestado e incompetência em levar água e tratamento de esgoto à população; a pandemia da Covid-19 passou a ser tratada de maneira midiática, como um show com medidas adotadas para ter impacto popular, porém, inócuas no combate ao vírus. As ruas e praças não recebiam manutenção e até obras custeadas pelo governo federal, como a equivocada reurbanização da Avenida Humberto Mauro, sequer foi concluída. 

Para quem vivia numa cidade apática e estagnada de 1º de janeiro de 2021, os avanços obtidos ao longo deste ano podem, sim, serem considerados gigantescos. A ponte nova, que estava “prestes a cair” não só não desabou, como será reformada em 2022; a Copasa vai deixar Cataguases para alegria de 99,99% da população; uma indústria se instalou aqui e outras estão a caminho; um novo supermercado será inaugurado em breve; a cidade ganhou investimentos em habitação com dois loteamentos de grande porte; o espaço no entorno do Mercado do Produtor será totalmente revitalizado; a construção de mais uma ponte sobre o rio Pomba, ligando os bairros Santa Clara e Santa Cristina está com estudos topográficos em andamento. Sem contar que prosseguem as obras na estrada da Empa; o quartel do Corpo de Bombeiros será inaugurado em janeiro e a Polícia Militar vai ganhar um novo quartel. Para não dizer que a Educação ficou esquecida, a UEMG acaba de anunciar a criação do curso superior em Cinema e Animação com início das aulas no segundo semestre.

Apesar dos bons ventos, há dificuldades e problemas graves a serem enfrentados. Mas há, principalmente, determinação em realizar aquilo que o município necessita. Isto, com certeza, contribui para o cataguasense manter seu otimismo para 2022. Ele já percebeu que o tempo de empurrar os problemas para debaixo do tapete ficou para trás e que Cataguases ingressou em uma fase promissora que corre para recuperar o tempo perdido, rumo ao desenvolvimento. Para isso, no entanto, será necessário demandar esforço em dobro, priorizar os objetivos e, acima de tudo, agir com muita seriedade. E aqui é preciso registrar a importante participação da Câmara Municipal na discussão e aprovação dos projetos de lei que vão pavimentar este caminho. A hora é de união e, nessa toada, é justo prever que ao final de 2022 teremos muito mais a comemorar do que hoje.

Um brinde ao Ano Novo!

Foto: Eduardo Yep