Auxílio Gás chega para os cataguasenses a partir de 18 de janeiro

Auxílio Gás chega para os cataguasenses a partir de 18 de janeiro

O Auxílio Gás, novo programa do governo federal, vai começar a ser pago na próxima segunda-feira, 27 de dezembro. Porém, o cataguasense que aguarda ansioso pelo benefício, terá que esperar um pouco mais para desfrutar do auxílio. O governo decidiu que os primeiros a serem atendidos são pessoas de 100 municípios que decretaram estado de calamidade por conta das chuvas na Bahia e em Minas Gerais. O valor do benefício será de R$ 52 e corresponde a 50% da média do preço do botijão de 13kg de gás à venda no mercado.

Desta forma, as cerca de 5,4 milhões de famílias aptas a receber o Auxílio Gás vão ter o benefício depositado somente a partir de 18 de janeiro, seguindo o calendário regular de pagamentos do Auxílio Brasil, (que ocorre sempre nos dez últimos dias úteis do mês seguindo a ordem do número final do NIS). A informação consta de comunico do Ministério da Cidadania onde explicou que os contemplados serão informadas pelos aplicativos do Auxílio Brasil e do Caixa Tem e vão receber o depósito na conta do programa social.

O Auxílio Gás foi instituído pela Lei nº 14.237, de novembro de 2021, e regulamentado pelo Decreto nº 10.881, de 3 de dezembro de 2021. Será concedido um benefício por família a cada dois meses. Podem receber o benefício famílias inscritas no Cadastro Único com renda per capita menor ou igual a um salário mínimo, e integrantes do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Nos primeiros 90 dias, o Auxílio Gás será pago com prioridade aos beneficiários do Auxílio Brasil com menor renda per capita e com maior quantidade de integrantes na família.

Fonte: Valor Investe | Foto: Arquivo Banco Central