Prefeitura reúne jornalistas, faz balanço anual e anuncia projetos para 2022

Prefeitura reúne jornalistas, faz balanço anual e anuncia projetos para 2022

A prefeitura de Cataguases realizou no final da tarde desta segunda-feira, 20 de dezembro, um encontro com os jornalistas do município no evento que foi batizado de “Café com os Jornalistas”. Estiveram presentes representantes de quase todos os veículos de comunicação de Cataguases, além do prefeito José Henriques, de seu vice e secretário de Cultura e Turismo, Marco Andrade, a secretária municipal de Assistência Social, Ana Carolina Damasceno, a secretária de Administração, Emília Menta, e o secretário de Saúde, Ricardo Mattos.

O evento foi uma espécie de balanço das atividades deste primeiro ano de mandato, e serviu também para projetar algumas metas para 2022. Carol Damasceno (foto ao lado) foi a primeira a falar após a abertura feita pela Assessora de Comunicação da Prefeitura, Lilian Mara (foto abaixo). A Secretária de Assistência Social disse que este primeiro ano foi dedicado a “colocar a casa em dia, definir prioridades e atender as urgências como a fome, uma realidade cruel que encontramos logo que assumimos devido a pandemia da Covid-19”, destacou. Para 2022 vai relançar o programa Adolescente Cidadão com 150 vagas, destinados ao público com idades entre 16 e 18 anos que vão ser treinados pelo SENAI e vão trabalhar com carteira assinada como Jovem Aprendiz nas empresas da cidade, explicou. Ela também vai inaugurar o CREAS no Bairro Leonardo.

Já o Secretário de Cultura e Turismo, Marco Andrade (foto ao lado), que também é o vice-prefeito, fez um longo relato sobre os projetos de sua pasta. Destacou o que chamou de “projeto guarda chuva, que se chama Margem e que engloba diversas ações. Citou também os problemas encontrados como o da Lei Aldir Blanc, “que atualmente está no Ministério Público e poderá pedir a abertura de inquérito” e da Lei Ascânio Lopes, que ele revelou estar fazendo as adequações legais para poder voltar a ser colocada em prática. Sobre o ICMS Turismo, que este ano Cataguases não foi selecionado, Marquinho disse que o motivo seria problemas anteriores à sua posse. Informou que está mapeando os distritos para poder descobrir a vocação de cada um e desenvolver projetos locais beneficiando os artistas da cidade e os moradores. Ele ainda lembrou os projetos desenvolvidos neste ano e disse que vai realizar a FLICA – Festa Literária de Cataguases – que será um evento para mostrar o potencial artístico do município, inclusive o literário.

Encerrando o encontro, o prefeito José Henriques destacou a vinda do Corpo de Bombeiros para Cataguases como sendo uma de suas principais realizações neste início de mandato. “Eu digo que é a principal realização porque com o Corpo de Bombeiros abrimos portas para mais empresas virem para a cidade. E nós estamos trabalhando duramente nisso, inclusive em parceria com órgãos do governo do estado neste sentido. Vamos trazer mais empresas para cá, assim como trouxemos a indústria de estofados”, garantiu. O prefeito agradeceu ao empenho do deputado estadual por Cataguases, Fernando Pacheco. “Ele tem investido muitos recursos aqui como os que vão garantir a construção da praça no alto do Bairro Bandeirantes e a reforma da praça do Bairro Menezes”, lembrou.

Questionado sobre a situação da Copasa, outra medida por ele tomada que considera um divisor de águas para a população de Cataguases, José Henriques disse que até fevereiro, outra empresa vai começar a atuar no município “fazendo uma espécie de transição para o novo modelo que queremos, que deverá ser uma autarquia”, informou. A definição final, porém, será feita por meio de audiência pública e por meio de votação final da Câmara Municipal. José Henriques completou dizendo que tão logo a nova empresa comece a funcionar, “já poderemos reduzir o valor da tarifa, que é a nossa maior preocupação, beneficiando assim a nossa população”, completou. Ele encerrou dizendo que em 2022 as obras de reforma da ponte nova serão iniciadas. Ao final do encontro a Prefeitura entregou aos veículos de comunicação um troféu de agradecimento aos serviços prestados.