Verão terá chuvas abaixo da média, mas há risco de enchente

Verão terá chuvas abaixo da média, mas há risco de enchente

A meteorologista Ana Clara Marques, do Climatempo, apresentou na tarde desta terça-feira, 14 de dezembro, no canal do Youtube daquela empresa, uma análise sobre a chegada do Verão e o impacto do fenômeno La Niña na estação. O evento foi transmitido exclusivamente para jornalistas previamente inscritos, e o Site do Marcelo Lopes foi um dos participantes.

O Verão começa, oficialmente, no próximo dia 21, pouco antes das 13 horas. Como será em Cataguases e Zona da Mata a estação mais quente e molhada do ano? O calor será intenso? As chuvas serão acima da média? Há risco de enchentes? Ana Clara apresentou as previsões atualizadas para os meses de janeiro, fevereiro e março de 2022. Há risco de enchente, apesar do volume de chuva ficar abaixo da média histórica,afirmou. Veja o que ela disse.

Segundo a meteorologista, este Verão em Cataguases e região terá chuva abaixo da média e temperaturas pouco acima da média histórica. Isto, porém, alerta Ana Clara (foto ao lado), não quer dizer que não vai chover, mas sim que estas chuvas poderão acontecer na forma de pancadas fortes e rápidas, geralmente nos finais de tarde. Isto quer dizer também que há risco de enchentes, acrescentou a meteorologista. “Com certeza existe esta possibilidade, mas não igual a de 2019. Não serão enchentes volumosas, mas elas podem ocorrer no período”, previu.

Para o Natal e o Ano Novo a previsão é de chuva para Minas Gerais. Ana Clara, no entanto, esclarece, que este período, apesar da precipitação prevista, deve ser menor do que o da média histórica. Isto é, vai chover, porém, em menor volume. Quanto às temperaturas neste período de festas, o calor vai se impor, mas de novo, garante a meteorologista, sem picos significativos.

Os pontos amarelos e laranja no mapa indicam temperaturas mais elevadas. Em azul, mais chuva e menos calor.

Sobre o Climatempo

O Climatempo está no mercado há 30 anos fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para segmentos estratégicos. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais. Em 2019, a Climatempo passou a fazer parte do grupo norueguês StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão, e dois anos depois, em 2021, uniu-se à Somar Meteorologia, formando a maior companhia do setor na América do Sul.

Fonte: Climatempo | Foto: reprodução YouTube