Saúde divulga resultado do último LIRAa do ano em Cataguases

Saúde divulga resultado do último LIRAa do ano em Cataguases

A Secretaria de Saúde divulgou no último dia 12 de novembro, os resultados do terceiro LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti e Aedes albopictus) realizado pelo setor de Vigilância Epidemiológica em 2021. A pesquisa aconteceu de 18 a 22 de outubro e foi realizada em 1.575 imóveis do município, dos quais sete confirmaram a presença do Aedes albopictus (índice de infestação predial de 0,44%) e 37 registraram a presença do Aedes aegypti (índice de infestação predial de 1,97%).

Conforme o relatório apresentado pelo setor, os depósitos predominantes são, nesta ordem, vasos, frascos, bebedouros em geral, fontes ornamentais, tanques, calhas e lajes, sanitários em desuso, piscina, cacos em muro, caixa de passagem de água; lixo (recipientes plásticos, garrafas, latas), sucatas em pátios, ferros-velhos e recicladoras e entulhos.

Os bairros pesquisados e que tiveram o resultado positivo para Aedes aegypti foram Justino, Popular, Cidade Nova, Beira Rio, Isabel Tavares, Fátima, Independência, Ana Carrara, Santa Clara, Primavera, Paraíso, Granjaria, Horto Florestal, Riguete, Haidee, Ibraim e Pampulha. A coordenadora de Vigilância em Saúde, Amanda de Souza Penha ressalta que o Índice de Infestação Predial preconizado pelo Ministério da Saúde é inferior a 1%. Além disso são classificados como baixo risco índices menores que 0,9%, médio risco são os índices entre 0,1 e 3,9% e alto risco os resultados acima de 3,9%.

Fonte: Jornal Cataguases | Foto:  Prefeitura de Atibaia