Aplicativo criado para mulheres tem cursos gratuitos e oportunidade de trabalho na Energisa

Aplicativo criado para mulheres tem cursos gratuitos e oportunidade de trabalho na Energisa

Cursos gratuitos e vagas de trabalho, todos voltados para mulheres e em um mesmo lugar. Assim é o aplicativo Mulheres Positivas, a plataforma virtual de um movimento liderado pela TIM e que tem a colaboração de mais de 30 empresas, incluindo a Energisa. O objetivo é a promoção do desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres por meio de informações e serviços. O aplicativo é uma das ações do projeto, com mais de 100 cursos de capacitação gratuitos, além de ofertas de vagas para variados perfis e em diferentes regiões do país.

No aplicativo, elas podem participar de quantas qualificações desejarem. Também há podcasts com dicas de como melhorar o currículo, chamar atenção do recrutador, gestão, empreendedorismo, inovação, empoderamento, entre outros, e histórias inspiradoras de mulheres que venceram obstáculos. Sempre que tiver oportunidades, a Energisa irá publicar também no aplicativo.

“Logo que conhecemos o projeto, nos identificamos com seu propósito. A Energisa quer ser protagonista na transformação do setor elétrico brasileiro e esta visão nos coloca diretamente alinhados ao compromisso com a diversidade. A equidade de gênero é um dos pilares da diversidade e acreditamos que as mulheres devem se empoderar e ocupar também posições em áreas predominantemente masculinas”, explica Tatiana Feliciano, diretora de Gestão e Sustentabilidade, que complementa: “Queremos aumentar a participação de mulheres nos nossos quadros operacionais”.

O movimento da TIM para ampliar o acesso das brasileiras ao mercado de trabalho está prestes a completar três meses com novas adesões e o lançamento de uma ampla estratégia de comunicação. Estrelada pela cantora IZA, que atua como embaixadora da iniciativa, a campanha estimula o uso do app Mulheres Positivas.

Cursos, vagas e mentoria para mulheres

Lançado em julho em parceria com Accenture, Adidas, Enel, Generali, Microsoft, Oracle, Pirelli, Stellantis e Via, o projeto tem o aplicativo Mulheres Positivas, criado pela empresária Fabi Saad, como plataforma digital para apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres. Além da divulgação de vagas de trabalho das empresas parceiras, o app traz cursos de capacitação também disponibilizados pelas companhias participantes. O acesso aos cursos e vagas é gratuito para toda a sociedade e clientes TIM navegarem na plataforma sem consumir seu pacote de dados.

A iniciativa contempla ainda um programa de mentoria intercompany, com duração de seis a oitos meses, focado no desenvolvimento de carreira de mulheres das empresas participantes. A primeira turma, já em andamento, conta com 66 colaboradoras selecionadas como mentoradas, que têm o acompanhamento de 33 mentores(as). As sessões são realizadas de maneira cruzada, com profissionais de uma companhia sendo orientadas por líderes de outra. A coordenação é da consultoria CMI Business Transformation, liderada por Maristella Iannuzzi, executiva da área de tecnologia, especialista em diversidade e inclusão e com vários trabalhos junto a ONU Mulheres. A evolução do projeto prevê oferecer mentoria gratuita e voluntária para as mulheres da sociedade como um todo.

IZA convoca mulheres em busca de oportunidades

Para que mais pessoas possam conhecer e aproveitar os benefícios da iniciativa, a TIM lança uma ampla campanha com IZA, que já é porta-voz da marca e atua também como embaixadora do projeto desde o seu lançamento. Desenvolvida pela BETC HAVAS, a estratégia de comunicação conta com filmes para TV e mídia digital. Nas redes sociais, influenciadoras que são vozes importantes na luta das mulheres reforçam a mensagem. Participam nomes como Camilla de Lucas, Thelma Assis, Pequena Lo, Camila Loures, Niina Secrets, Giovana Heliodoro, Tia Má, Bielo e Cris Guerra, além das atletas embaixadoras da TIM no Comitê Olímpico do Brasil (COB) e na Seleção Brasileira de Rugby.

Fonte e fotos: Energisa