Conselho Tutelar terá eleição para escolher um titular e cinco suplentes

Conselho Tutelar terá eleição para escolher um titular e cinco suplentes

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA – de Cataguases está abrindo processo de escolha para um membro titular e cinco suplentes no Conselho Tutelar do Município. Os escolhidos vão exercer o mandato nos anos de 2022 e 2023. Resolução neste sentido será publicada no próximo domingo, 31 de outubro, no jornal oficial “Cataguases”.

Conforme informou o presidente do CMDCA, Murilo Matias de Souza, as inscrições para os interessados serão abertas na próxima segunda-feira, 1º de novembro e se estenderão até o dia 30 daquele mesmo mês. Elas serão feitas na Secretaria Executiva do CMDCA no endereço Rua Major Vieira, no 212, Centro – Cataguases – MG, de segunda à sexta-feira, de 8h às 16 horas. Para isso, o candidato deverá apresentar uma série de documentos e declarações que constarão na Resolução a ser publicada no próximo domingo, explicou. “Se faltar algum documento, a inscrição será indeferida”, acrescentou Murilo.

O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar acontece em quatro etapas: Inscrição e análise dos requisitos dos postulantes; Prova de aferição de conhecimento sobre os Direitos da Criança e do Adolescente; Avaliação psicológica e Eleição dos candidatos por meio de voto direto da população. A última eleição aconteceu em 2019, quando foram renovados  os mandatos dos atuais conselheiros (foto principal).

A votação será no dia 9 de janeiro de 2022, em local e horário a serem definidos oportunamente por edital da Comissão Organizadora que será afixado no mural da Prefeitura Municipal, da Câmara Municipal, nas sedes do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), além de amplamente divulgado pelos meios de comunicação. A posse será dia 10 de janeiro de 2022.