Gulão, atleta de Cataguases, é campeão brasileiro de Jiu-Jitsu

Gulão, atleta de Cataguases, é campeão brasileiro de Jiu-Jitsu

Cataguases vem se confirmando como um celeiro de grandes atletas e campeões no esporte. Desta vez quem sagrou-se campeão brasileiro de Jiu-Jitsu nas categorias Pesado e Absoluto foi o professor e atleta Gustavo Ferreira de Souza, o Gulão. Ele disputou no último sábado, 23 de outubro, o Campeonato Brasileiro Sem Kimono da CBJJO – Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Olimpíco – que aconteceu em Deodoro, Rio de Janeiro.

Gulão atleta de CataguasesInvicto, única condição para chegar ao título em torneios de luta como este, Gulão (foto ao lado) detém outro título no seu currículo: é o primeiro atleta cataguasense a conquistar a faixa preta de Jiu-Jitsu, esporte que pratica há 25 anos. Ele começou com o mestre Ricardo Caetano, da Academia Gracie Barra de Cataguases e hoje conta também com o professor Wesley Lobo. Conforme conta, eles foram decisivos, juntamente com a esposa Mônica, a incentivá-lo a retornar aos torneios. 

– Estava longe das competições havia dois anos, por causa da pandemia, aí veio a oportunidade de disputar esta, e como eu gosto de campeonatos sem kimono, fiquei animado. Em conversa com os mestres Caetano e Wesley e com a minha esposa, avaliamos tudo que envolve um evento deste porte e concluímos que eu tinha condições de fazer uma boa competição. Graças a Deus deu tudo certo e me tornei Campeão Brasileiro sem Kimono faixa preta, peso Pesado e Absoluto”, completa satisfeito.

Gulão, que é professor de Jiu Jitsu no Clube do Remo e faixa preta desde 2010, disse que a competição foi de alto nível e que além dele, outro cataguasense, Raphael Barbosa, que é faixa roxa, conquistou o título de vice campeão na modalidade Peso Leve de Jiu Jitsu. Ele agradeceu a todos os envolvidos e, especialmente, aos mestres Ricardo Caetano e Wesley Lobo pelo treinamento e dedicação, além da esposa Mônica, “minha principal incentivadora”, finalizou.

 Gulão atleta de Cataguases

Fotos: Acervo pessoal