Prefeito apresenta Consórcio de Saneamento Básico aos vereadores

Prefeito apresenta Consórcio de Saneamento Básico aos vereadores

Uma reunião entre o prefeito José Henriques e os vereadores ocorrida na quinta-feira, 21 de outubro, marcou uma nova fase no processo de transição no serviço de abastecimento e tratamento de água em Cataguases. Como é sabido, o chefe do Executivo decretou a nulidade do contrato com a Copasa e deu à ela um prazo de seis meses para encerrar suas atividades no município, previsto para acontecer em 31 de dezembro próximo.

O encontro entre o chefe do Executivo e os representantes do Legislativo teve como tema principal a apresentação do CISAB – Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais. A entidade apresentou proposta para assessorar, de forma abreviada e facilitada, toda a tramitação técnica que envolve a substituição dos serviços da Copasa em Cataguases por outra prestadora.

Segundo informou José Henriques, desde o início desse processo uma equipe técnica da prefeitura vem trabalhando, diuturnamente, com todos os aspectos administrativos e jurídicos que ainda envolvem o assunto. O desafio agora – completou – “é solucionar essa questão para que Cataguases possa dar um novo passo em favor do interesse coletivo dos cataguasenses.”

Ainda na reunião, os vereadores tomaram conhecimento detalhado da proposta do Executivo que emnviou um projeto de lei à Câmara Municipal com as bases para se estabelecer um novo sistema de abastecimento de água e tratamento do esgoto sanitário em Cataguases. “Nosso objetivo é criar um sistema capaz de aliar a entrega de um serviço eficiente e de qualidade, porém, principalmente, cobrando tarifas mais justas da nossa população”, salientou o prefeito.

A sessão ordinária da Câmara que vai apreciar e votar o projeto de lei terá a participação de representantes do CISAB, para prestar todos os esclarecimentos e cessar quaisquer dúvidas dos vereadores a respeito dos critérios para a adesão de Cataguases a este Consórcio Intermunicipal.

Fonte e Foto: Prefeitura de Cataguases