Polícia Militar Ambiental ganha drone da Promotoria do Meio Ambiente

Polícia Militar Ambiental ganha drone da Promotoria do Meio Ambiente

A Polícia Militar do Meio Ambiente de Cataguases recebeu na manhã desta sexta-feira, 8 de outubro, a doação de um drone profissional. Ele foi doado pela Promotoria de Justiça do Meio Ambiente por intermédio de seu promotor, Gustavo Garcia Araújo, e a entrega aconteceu em frente à sede do Ministério Público, em Cataguases, ao comandante daquela corporação, tenente Lucas Carvalho. O veículo aéreo não tripulado será utilizado nas atividades de fiscalização da Polícia do Meio Ambiente.

Durante a entrega, Gustavo Araújo explicou sobre a parceria entre o Ministério Público e a Polícia Militar por meio da ARPA – Associação Regional de Proteção Ambiental, que viabiliza parcerias como esta. Conforme revelou, o recurso para a aquisição do drone é oriundo de multas aplicadas e da assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) aos responsáveis por dano ou crime ambiental.

“A utilização desta ferramenta (drone) pela Polícia Ambiental será uma forte aliada nas fiscalizações, principalmente nos crimes de maior proporção, como desmatamentos, loteamentos irregulares, queimadas ilegais, intervenções em áreas de preservação permanente, caça e pesca. Além disso – completou o promotor – veremos uma grande redução nos índices de impunidade desses crimes, pois o drone mos permite fazer imagens aéreas de ótima qualidade, o que irá auxiliar nas investigações dos casos que aportam nesta promotoria”, afirmou.

O comandante do 3º Pelotão de Meio Ambiente de Cataguases, destacou a importância da parceria entre a PM Ambiental e o Ministério Público de Meio Ambiente da comarca, além de agradecer a doação do drone, “um gênero de primeira necessidade para a melhoria da qualidade de nosso trabalho”, salientou. Tenente Carvalho completou dizendo que o trabalho da corporação que comanda “ficaria muito mais difícil se estivéssemos sozinhos. Mas aqui em Cataguases temos o apoio incondicional do Ministério Público, o que facilita nosso serviço”.

O comandante finalizou comentando sobre a agilidade que o drone trará na prisão de responsáveis: “Com o drone será possível chegar ao autor do crime bem mais rápido, pois este aparelho vai onde muitas vezes o militar não consegue chegar e traz percepções que não são possíveis através da perspectiva das imagens capturadas em solo. É, portanto, sem dúvida alguma, um grande avanço no combate aos ilícitos ambientais”, finalizou aquele oficial.

Veja abaixo as imagens feitas pelo drone.

Fotos e vídeo: Polícia Militar do Meio Ambiente