Live mostra dicas práticas e fáceis para economizar energia elétrica

Live mostra dicas práticas e fáceis para economizar energia elétrica

Na tarde desta quarta-feira, 06 de outubro, o Site do Marcelo Lopes realizou uma live, que teve início às 15 horas, e está disponível em sua fanpage do Facebook (clique aqui para assistir) apresentando dicas de economia de energia elétrica. Afinal, a conta de luz já está doendo no bolso devido à nova bandeira tarifária de escassez hídrica, de R$ 14,20. Durante quase uma hora foram repassadas orientações práticas e explicado o programa do governo que dá bônus a quem economizar energia elétrica.

As orientações foram dadas pelo Gerente Comercial da Energisa Minas Gerais, Luciano Lima, e o evento contou também com a participação especial da engenheira eletricista cataguasense radicada na Inglaterra, onde faz doutorado, Achila Mazzini, além da comerciante e atriz do Grupo Pera, Aline Milani, que emprestou sua residência para as demonstrações práticas de economia de energia elétrica.

Achila Mazzini (foto ao lado) contextualizou o problema de energia no país lembrando os seus motivos: a pior seca em décadas, aliado ao desmatamento, crescimento das queimadas, entre outros. Por conta dessa realidade a geração de energia elétrica por meio das hidrelétricas é menor obrigando o uso das termelétricas que produzem energia mais cara. “Com isso o consumidor é obrigado a pagar esse custo por meio das bandeiras tarifárias”, explicou. Por fim, disse que a única saída é economizar energia fazendo uso dela de forma racional.

Na sequência Luciano Lima mostrou a utilização errada de equipamentos e ligações elétricas, explicando também o risco que se corre quando isto acontece. Ele revelou quais aparelhos gastam mais, como utilizá-los de forma a evitar um consumo maior de energia, e lembrou que deixar os aparelhos desligados no modo stand by, contribui para aumentar o valor da conta no fim do mês. Chuveiro, ferro de passar, ar condicionado e demais aparelhos que utilizam resistência elétrica – disse – são os que mais consomem energia e, por isso, salientou, devem ser usados estritamente o necessário.

Por fim ele explicou o programa do governo que vai dar um bônus na conta de janeiro do ano que vem a quem economizou entre os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2021. “Este desconto é de cinquenta centavos por quilowatt hora. Portanto se vc gastou entre 10% e 20% a menos em relação à meta informada, o desconto será concedido na primeira conta seguinte, em janeiro de 2022.” Para saber a meta informada a Energisa Minas Gerais vai disponibilizar em todos os seus canais digitais essas informações, completou.