Projeto social na Zona da Mata forma agentes da cidadania

Projeto social na Zona da Mata forma agentes da cidadania

Reconhecer, valorizar e desenvolver o potencial dos jovens brasileiros para a educação política e para a participação social em suas comunidades. Com esse objetivo, o Programa Agentes da Cidadania chegou à Zona da Mata em 2021, nos municípios de Miraí, Muriaé, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre. Coordenado pelo Instituto de Governo Aberto e Instituto Cidade Democrática, com apoio da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e do Instituto Votorantim, o programa capacita jovens de 16 a 24 anos, incentivando-os no desenvolvimento de ações a favor da cidadania.
O Agentes da Cidadania está em sua última etapa, na qual os próprios jovens voluntários propõem e desenvolvem projetos e ações coletivas para as suas cidades em diferentes aspectos sociais e temas de interesse. São trinta jovens que participam de oficinas formativas aos fins de semana, multiplicam o conteúdo aprendido para a população, utilizam e divulgam um aplicativo de consulta pública para outros jovens e cidadãos, além de analisar os problemas do município e realizar projetos com apoio e acompanhamento de especialistas, sempre com o objetivo de promover a cidadania e o engajamento político da população local. Para garantir o acesso às atividades online, os jovens recebem apoio para ter internet em casa ou no celular.

Para o processo de seleção dos voluntários, o programa contou com o apoio de diversas organizações, coletivos, movimentos, atores políticos e lideranças locais das cidades envolvidas, o que resultou em mais de 120 inscrições em Minas Gerais. No primeiro mês do programa, os voluntários foram desafiados a realizar consultas públicas sobre a política no Brasil, nas quais fizeram um levantamento com as pessoas de seu convívio sobre o atual cenário do país. Além disso, as primeiras etapas do programa ainda apresentaram e trabalharam outros conceitos importantes, como representatividade, identidade e juventude política.

Após as consultas, foram desenvolvidas atividades mais específicas, a partir das observações feitas nos encontros formativos. Nelas, os jovens voluntários produziram vídeos e participaram de jogos interativos sobre representatividade política e direitos do cidadão. Por fim, conversaram com pessoas do seu entorno para identificar os problemas dos seus bairros, de modo a fazer um pedido de acesso à informação ou uma reclamação formal para a Prefeitura e/ou para a Câmara Municipal de suas cidades.

Segundo Vanessa Menegueti, cofundadora do Instituto Governo Aberto e coordenadora do programa Agentes da Cidadania, os problemas indicados para as Câmaras e para as Prefeituras já estão sendo atendidos. “Tudo isso mostra que eles têm a capacidade de transformar a própria realidade, o que é muito gratificante para todos os envolvidos”, destaca. Para Christian Fonseca de Andrade, gerente das unidades da CBA na Zona da Mata, o desenvolvimento do programa está alinhado ao compromisso de investir em ações sociais e colaborar para o desenvolvimento das comunidades dos municípios onde a Companhia atua “de forma a gerar valor compartilhado e colaborar para o desenvolvimento sustentável”, completou.

Fonte e foto: Assessoria de Imprensa CBA – Ideia Comunicação