No Dia Mundial da Limpeza Sicoob Coopemata cria seu primeiro ECooPonto

No Dia Mundial da Limpeza Sicoob Coopemata cria seu primeiro ECooPonto

O Sicoob Coopemata participou do Dia Mundial da Limpeza, que pela primeira vez aconteceu em Cataguases, com uma contribuição permanente: A criação de um Ecooponto para receber óleo vegetal usado que será direcionado para a fabricação de sabão e biodiesel pela equipe da Aban, parceira neste projeto.

Pouco depois das 11 horas deste sábado, 18 de setembro, um grupo de colaboradores do Sicoob Coopemata, capitaneados pelo presidente de seu Conselho de Administração, César Mattos, inaugurou no Centro Cultural Sicoob Coopemata, o Ecoponto, que contou também com a presença de Luiz Edmundo Rosa Júnior, representante daquela entidade com sede em Juiz de Fora.

A Aban – Associação dos Amigos de Juiz de Fora é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1997 cujo objetivo é enfrentar a pobreza por meio da mobilização de pessoas e desenvolvimento de projetos contínuos de educação, geração de renda e acesso à alimentação e saúde, conforme explica, Luiz Edmundo. O óleo arrecadado no Ecooponto do Centro Cultural Sicoob Coopemata será transformado em sabão (foto acima) e a receita de sua venda vai reverter às pessoas assistidas, completa.

A iniciativa é mais uma demonstração do compromisso do Sicoob Coopemata em desenvolver ações sustentáveis alinhadas aos propósitos cooperativistas. Com o descarte apropriado do óleo, além de ajudar o meio ambiente, a cooperativa incentiva o empreendedorismo e a geração de renda. Inicialmente, as cidades que fazem parte da rota de recolhimento da Aban e que podem receber novos ECooPontos, além de Cataguases, são: Ubá, Leopoldina, Muriaé, Viçosa e Juiz de Fora.

Qualquer pessoa pode colaborar com o Meio Ambiente e fazer o descarte correto do óleo de cozinha. Para isso, é só levar o produto até ao Centro Cultural Sicoob Coopemata, devidamente acondicionado em uma garrafa pet tampada. O Sicoob Coopemata revelou também que o estabelecimento comercial que queira receber um Ecooponto e fazer parte desta campanha solidária não terá nenhum custo, bastando para isso entrar em contato com a cooperativa.