Cataguases participa neste sábado, 18, do Dia Mundial da Limpeza 

Cataguases participa neste sábado, 18, do Dia Mundial da Limpeza 

Cataguases participa neste sábado, 18 de setembro, do Dia Mundial da Limpeza, iniciativa que acontece em diversas partes do mundo. Na prática, é um movimento de ação mundial que visa promover a mobilização de toda a comunidade para a limpeza de suas cidades. O projeto chegou a Cataguases por meio de um grupo de voluntários preocupados em preservar o planeta. E já conta com 140 participantes que se inscreveram pela internet para ajudar a limpar a cidade, contribuindo para um planeta mais sustentável.

Para isso, conta com um grupo de organizadores formado por Laís Abadias, Michelle Lacerda, Priscila Rios Penha, Maria Eduarda Benevenute, Tatiana Miranda, Amanda Trotta, Fernanda Sousa, Léo Amaral, Thiago Pinheiro Nunes e Douglas Maldonado, além do apoio da Prefeitura de Cataguases através das Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e a de Serviços Urbanos. A iniciativa, porém, “não é um Bota Fora, como se faz na campanha de prevenção à Dengue, mas sim um momento especial de descarte de resíduos sólidos secos (recicláveis) e de óleo de cozinha usado, que serão destinados às associações de catadores ASCATAG e ASCARGECAT”, explica Leo Amaral.

A ação de limpeza vai começar às 8 horas e terminará ao meio dia, sendo que os voluntários vão atuar em dez Eco Pontos distribuídos em diversas regiões do município e os interessados em participar devem se dirigir ao Eco Ponto mais próximo. Estes locais, conta Leo Amaral, serão também utilizados pela população para deixar seus resíduos sólidos secos, alimentos e brinquedos. Eles estão situados na Praça Rui Barbosa, Avenida Humberto Mauro, Praça Simão José Silva, Pracinha do Menezes e no Santa Clara. Leo reitera que os Eco Pontos receberão somente alimentos não perecíveis, brinquedos, papéis, plásticos, garrafas de vidro e PET’s e metais de pequeno porte. 

Ele completa dizendo que vão ocorrer ações pontuais nos bairros no sentido de que os resíduos recicláveis secos ali coletados sejam vendidos e o dinheiro arrecadado entregue à Associação de Moradores que o utilizará em benefício da própria comunidade. O evento também vai contar com outras atividades (veja quais ao final deste texto). Por fim, Leo Amaral salienta que diante do cenário ainda pandêmico, os organizadores seguem obedecendo o decreto de enfrentamento a Covid-19, “com todo o cuidado possível, lembrando aos voluntários para não descuidarem das medidas sanitárias como distanciamento, uso de máscara e álcool em gel, entre outras medidas”, disse.

Saiba onde estarão os Eco Pontos:

Veja abaixo as ações que serão desenvolvidas no Dia Mundial da Limpeza, escolha a que te interessa e junte-se ao grupo.

Conheça as atividades e escolha uma para participar:

Foto: Prefeitura de Guarulhos | Artes gentilmente cedidas pelos organizadores do evento.