Abertas inscrições para o Parlamento Jovem de Minas 2022

Abertas inscrições para o Parlamento Jovem de Minas 2022

Estão abertas, até o próximo dia 30 de setembro, as inscrições para o Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) de 2022. O projeto de educação para a cidadania, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a PUC Minas e com câmaras municipais, é voltado para estudantes do ensino médio.

O processo de adesão vale para as câmaras municipais ingressantes. As que já participam da edição 2020/2021 estão automaticamente inscritas no próximo ano de atividades.

No ato da inscrição, é obrigatória a indicação da câmara municipal, inclusive com o CNPJ. Cada casa legislativa poderá inscrever até três pessoas, preenchendo-se no formulário as informações de cada inscrito.

Os dados institucionais em cada um desses preenchimentos devem ser os mesmos para cada pessoa inscrita, que pode ser vereador ou servidor da câmara.

Após finalizado o período de inscrições, a coordenação estadual do PJ Minas manterá contato com os inscritos, para a confirmação dos dados.

Nesse contato, haverá o repasse de informações sobre a participação no curso destinado aos representantes das câmaras ingressantes, além da participação no Curso de Formação dos Coordenadores Municipais. Essas duas atividades deverão ser remotas e acontecerão até o início do mês de dezembro deste ano.

O QUE É O PARLAMENTO JOVEM DE MINAS?

Em 2021, o Parlamento Jovem de Minas completa 18 anos. Esse programa de formação política voltado aos estudantes do ensino médio dos municípios mineiros cria a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.

A cada ano, os jovens escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, debates e deliberação que contribuem para sua formação política.

É uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), realizada em parceria com diversas câmaras municipais mineiras.

OBJETIVOS DO PJ MINAS
  • Estimular a formação política e cidadã de estudantes do ensino médio, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento.
  • Incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de educação para a cidadania e fortalecer o Legislativo municipal.
  • Propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões.
  • Levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade.

Fonte: ALMG | Foto: Guilherme Bergamini