Três escolas estaduais em Leopoldina suspendem aulas por causa da Covid-19

Três escolas estaduais em Leopoldina suspendem aulas por causa da Covid-19

Mais uma escola estadual de Leopoldina precisou suspender as aulas após registros de contaminações por covid-19. Desta vez é Escola Estadual Dr. Pompílio Guimarães, no distrito de Piacatuba, que suspendeu as aulas presenciais na terça-feira, 24 de agosto, após um caso confirmado de uma professora, um suspeito de outro professor e um positivo de uma mãe de aluno daquela unidade.

Anteriormente, outras duas escolas estaduais precisaram ter suas atividades suspensas no município. A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) ressaltou que apesar dos casos, não foi registrado nenhum surto de Covid-19 em escolas estaduais desde o início da retomada das aulas presenciais.

A SEE/MG informou ao jornal O Vigilante Online que, de acordo com orientação da Vigilância Sanitária de Leopoldina e seguindo o protocolo de retomada das atividades presenciais da rede estadual de ensino, o atendimento naquela escola foi suspenso preventivamente após o monitoramento de casos do novo coronavírus.

A Secretaria de Estado também informou que para a segurança e cuidados preventivos necessários da comunidade escolar, o protocolo de retomada das atividades presenciais da rede estadual inclui o monitoramento de casos suspeitos e orienta que servidores ou estudantes que apresentarem sintomas da doença devem comunicar a situação à direção da escola e ser imediatamente afastado das atividades presenciais. Havendo mais de um caso com diagnóstico confirmado de covid-19 em uma mesma turma, turno ou escola a unidade deverá migrar para o ensino remoto, sendo analisada cada situação.

De acordo com a SEE/MG, uma estratégia de monitoramento de casos suspeitos e confirmados de Covid-19 nas escolas, denominado Monitora COVID, foi implantado. Esses dados são enviados para SES-MG, diariamente, a fim de realizar a vigilância e traçar estratégias rápidas de ação oportuna. Além disso, os dados são enviados para as regionais de saúde, secretarias municipais de saúde e atenção primária, para monitoramento constante de todos os casos e seus contatos.

Procurada pela Reportagem, a Secretaria Municipal de Educação de Leopoldina informou que na rede municipal de ensino foram registrados, até o momento, cinco casos da doença: Escola Municipal Botelho Reis (1); Escola Municipal Ribeiro Junqueira (1); Rotary (1); Osmar Lacerda França (2). Conforme ressaltou a SME, os casos notificados são encaminhados à Vigilância Sanitária, que deternima os protocolos que deverão ser adotados.

Fonte e foto: Jornal O Vigilante Online