Crise de energia elétrica se agrava e governo vai premiar quem economizar

Crise de energia elétrica se agrava e governo vai premiar quem economizar

O governo anunciou nesta quarta-feira, 25 de agosto, uma “premiação” para consumidores residenciais, rurais, comerciais e industriais que conseguirem economizar energia elétrica. No entanto, as regras para o programa não foram divulgadas. A informação foi dada pelo secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Christiano Vieira, durante entrevista coletiva de autoridades do setor elétrico, motivada pela crise hídrica que ameaça o fornecimento de energia.

Mas atitudes simples, e que não alteram muito a rotina em casa ou no trabalho são capazes de ajudar a segurar o consumo, além de economizarem recursos naturais. Confira 11 delas, elencadas pelo especialista em energia limpa Rodrigo Freire, CEO da Holu, startup que conecta consumidores, fornecedores e financiadores de sistemas de energia solar.

1. Desconecte da tomada os aparelhos fora de uso
Muitos eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos, como televisores, carregadores de celular e notebooks, consomem energia mesmo quando estão desligados se estiverem plugados à tomada. Por isso, o ideal é desconectar tudo quando não se estiver usando.

2. Apague as luzes
“Luz que se apaga, é luz que não se paga”, já diz o ditado. Pode soar óbvio, mas apagar luzes acesas desnecessariamente faz a diferença no fim do mês. Um jeito prático e simples de se lembrar e educar quem compartilha os ambientes com você é colocar adesivos ou plaquinhas espalhadas pelos interruptores de casa ou do condomínio com mensagens educativas para chamar a atenção e ajudar a criar o hábito.

3. Aposte nas lâmpadas corretas
Trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes é uma atitude muito eficaz para economizar energia. Os modelos LED são ainda melhores, por serem recicláveis e não oferecerem problemas que envolvem o mercúrio das fluorescentes.

4. Abuse da iluminação natural
O sol é seu melhor amigo, então abuse dele abrindo as cortinas e as janelas e ocupando os espaços abertos, como jardins e varandas, para trabalhar, ler ou passar o tempo.

5. Prefira aparelhos econômicos
Ao adquirir ou trocar produtos eletrônicos, opte pelos que possuem o selo de eficiência energética do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e, entre eles, aqueles que consomem menos eletricidade. No caso de produtos importados, opte pelos que possuem o selo Energy Star.

6. Tome cuidado com o chuveiro elétrico
Chuveiros elétricos costumam ser os maiores consumidores elétricos nas residências. Assim, vale a pena verificar a possibilidade da instalação de chuveiros a gás ou solares na residência e nos prédios. Se isso não for possível, vale a máxima de reduzir o tempo de banho – o que também contribuirá para o menor consumo d’água.

7. Fique de olho na geladeira
Para potencializar o uso deste eletrodoméstico, nunca encoste a geladeira nas paredes. Mantenha-a bem higienizada e verifique as borrachas de vedação com frequência, limpando-as com um pano úmido. Fique de olho, também, nas saídas de ar do congelador, que devem estar livres, sem comprometer a circulação dele. Regule a intensidade de refrigeração de acordo com o volume de alimentos guardados na geladeira e também de acordo com o período do ano.

8. Instale sensores de luz
Os sensores de luz permitem que as luzes se apaguem automaticamente quando não há ninguém no ambiente. Esse é um investimento que vale a pena e contribui muito para a economia de energia, especialmente para áreas de passagem, escadas e corredores.

9. Prefira paredes de cores claras
Evite pintar paredes e tetos com cores escuras, porque elas refletem menos luz, exigindo lâmpadas mais potentes que, consequentemente, consomem mais energia.

10. Opte por um aparelho de ar-condicionado inteligente
Na hora de adquirir o seu aparelho, dê preferência aos modelos que contam com a tecnologia Inverter, que reduz o consumo de energia quando detecta que o cômodo precisa de menos refrigeração ou aquecimento. Manter a temperatura entre 21° e 23°C e limpar regularmente os filtros do aparelho são outras dicas para economizar.

11. Invista em energia solar
A energia solar é considerada, no mundo todo, uma fonte de energia renovável muito promissora para combater a crise climática e os impactos da poluição por combustíveis fósseis no planeta. Nas residências, a instalação de um sistema solar garante autonomia energética, redução de até 95% na conta de luz e uma fonte ilimitada de energia por até 30 anos, com retorno financeiro e baixa necessidade de manutenção.

Fonte: Haus e G1 | Fotos: Alberto Sanchez por Pixabay, Karolina Grabowska no Pexels e Markus Spiske no Pexels