Durante encontro, profissionais de Educação rejeitam volta as aulas

Durante encontro, profissionais de Educação rejeitam volta as aulas

No último dia 15 de julho o SindUte Subsede Cataguases realizou uma reunião on-line com a participação dos trabalhadores da Educação das Redes Municipal e Estadual, o prefeito José Henriques, a Secretária Municipal de Educação, Luci Mara Guedes Gonçalves, o Secretário Municipal de Saúde, Ricardo Mattos, a vereadora Stefany Carli e o advogado daquela entidade, Alessandro Rubim. O motivo do encontro foi debater a Recomendação Conjunta nº 01/2021 do Ministério Público, que recomenda o retorno às aulas presenciais no município.

Durante o encontro a categoria manifestou-se pelo retorno às aulas presenciais, pelo menos, quinze dias após receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19, “conforme orienta a bula das vacinas”, salientou Rosani Brito, uma das diretoras do SindUte e mediadora da reunião. Outro tema abordado foram as condições de infraestrutura dos prédios escolares da cidade que, ainda conforme os profissionais de Educação “precisam passar por melhorias visando a atender criteriosamente o protocolo sanitário.”

A categoria também chamou a atenção sobre a importância da capacitação para os professores e demais funcionários que vão trabalhar junto aos aprendizes neste novo contexto. “A categoria deixou bem clara a preocupação com a implementação séria e contínua dos protocolos no cotidiano escolar, como fundamental para trabalhar com segurança e preservar as vidas”, salientou Rosani que completou: 

– Nós entendemos que não é o momento ainda de aulas presenciais. Precisamos de um protocolo possível de se cumprir e manter para além do papel, adaptado à nossa realidade. Não temos vacinação em massa. Não temos testagem. E a responsabilidade recairá sobre pais, mães, responsáveis, ao assinarem a permissão para que seus filhos possam estar presencialmente nas escolas, reforçou. A volta às aulas presenciais é facultativa para o aluno que poderá continuar estudando pelo formato on-line.

O prefeito José Henriques confirmou que pretende seguir a Recomendação do Ministério Público e promover o retorno presencial das aulas agora em agosto. Entretanto, lembrou estar “aberto ao diálogo” e pronto a ouvir a categoria sempre que isto se fizer necessário. José explicou, ainda, que nos próximos dias vai participar de um encontro com prefeitos da região, quando o assunto retorno às aulas presenciais será discutido, além de uma “série de questões relacionadas à pandemia, para que, juntos, possamos buscar uma integração entre os municípios”, completou.