Energisa explica sobre leitura na zona rural

Energisa explica sobre leitura na zona rural

Essa semana, na última terça-feira, 29 de junho, o Site do Marcelo Lopes recebeu a Engenheira Eletricista Achila Mazini, doutoranda em Engenharia Elétrica na Universidade de Birmingham, na Inglaterra, em uma live (que você pode assistir aqui) sobre energia elétrica. Ela abordou vários temas do setor, como a composição da fatura de energia – geração, transmissão, distribuição e encargos -, bandeiras tarifárias e sistema de geração, opções de energia renovável como painéis solares e trouxe várias dicas sobre consumo consciente.

Durante a live surgiram algumas perguntas diretamente relacionadas ao serviço da Energisa, na relação com os clientes. Uma delas foi sobre o processo de leitura na área rural, quando um dos internautas comentou que são os proprietários rurais que fazem a própria leitura. A reportagem procurou a Energisa que explicou detalhadamente como funciona este procedimento.

“Na área rural a resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica, ANEEL, permite a visita do auxiliar comercial para fazer a leitura a cada três meses. Então, para evitar a leitura pela média, a empresa recomenda a prática da autoleitura pelo próprio cliente nos meses em que o auxiliar não vai diretamente na unidade consumidora. Assim, o cliente consegue controlar corretamente seus gastos. Queremos nossos clientes satisfeitos e que pague pelo consumo real, por isso reforçamos que o próprio cliente faça a leitura e informe diretamente à Energisa”, explica o gerente de Serviços Comerciais da Energisa, Luciano Lima.

Para quem acompanha a conta de energia com frequência, em algum momento já deve ter passado pela situação de ler a expressão “fatura pela média”. Isso acontece também quando há impedimento para a leitura do medidor, ou seja, situações como portão fechado, ausência de pessoas no imóvel, imóveis desocupados, cães bravos soltos que impedem a aproximação do leiturista por questões de segurança.

Nesses casos, automaticamente o sistema emite o faturamento pela média de consumo do cliente nos últimos 12 meses. Em 2020, a Energisa Minas Gerais emitiu cerca de 300 mil contas de energia faturadas com base na média do consumo do cliente, o que representa somente 4,9% das faturas, revela Luciano.

A autoleitura está disponível para os clientes das áreas urbanas e rurais. “Mas para que a leitura seja cadastrada na Energisa é importante fazer a autoleitura no dia certo e também observando o número exato que aparece no visor do padrão de energia, evitando erros na emissão da conta de energia. Estamos buscando incessantemente a redução das leituras por média, proporcionando maior facilidade para que o próprio cliente possa acompanhar a evolução da leitura, verificando seu consumo de energia elétrica”, explica Luciano Lima.

Como fazer a autoleitura
É um procedimento muito simples: em até três dias antes da data da leitura, informada na conta de energia, o cliente faz a leitura do medidor, número que aparece no visor do padrão de energia, e informa à Energisa por meio dos canais de atendimento da distribuidora. Pode ser por meio do Energisa On, Call Center pelo número 0800 032 0196, site energisa.com.br ou em último caso, por conta da pandemia, informando pessoalmente na Agência de Atendimento.

Veja como é fácil utilizar os canais digitais:

Você pode realizar a autoleitura pelo aplicativo Energisa On. Ao acessar com os seus dados, escolha o ícone ‘Informar leitura’. Veja a tela que vai aparecer:

No site da Energisa a tela que vai aparecer com a indicação “Informar Leitura”é:

Foto: Eletro Energia | Arte: Energisa Minas Gerais | Texto: Josiane Ferreira Campos