Copasa inicia o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto

Copasa inicia o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto

A Copasa reuniu autoridades e lideranças locais para entregar oficialmente a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Cataguases. A obra é mais um passo no contrato mantido com o município de recolher e tratar todo o esgoto produzido na zona urbana da cidade. Neste sentido, a ETE inicia seu trabalho garantindo atendimento a 70% da população, além do compromisso de ampliar este serviço para 90% dos moradores a médio prazo, conforme salientou o presidente da Companhia, Carlos Eduardo Tavares de Castro.

A ETE-Cataguases fica no Bairro Justino, na estrada que dá acesso aos distritos de Aracati e Vista Alegre. Ela foi construída em 2015, mas ficou parada até final do ano passado quando começou a tratar o esgoto da população que está à margem direita do rio Pomba. Para isso, entretanto, como foi destacado durante a solenidade, o imóvel, que havia sido alvo de depredação e de furto de materiais no período em que esteve parado, teve de ser recuperado.

A partir desta quinta-feira, com a entrada em operação da ETE, o serviço começa a ser prestado de forma definitiva na área urbana do município. Em seu pronunciamento, Carlos Eduardo Tavares (foto ao lado), reconheceu os erros da empresa no passado recente em Cataguases, mas ressaltou que desde o início de sua gestão “há dois anos, estamos mudando isto e, principalmente, buscando não somente resolver os problemas encontrados como também recuperar o tempo perdido. E estamos conseguindo. Prova disso é a entrega desta ETE cujo investimento foi de R$ 43 milhões”, afirmou. Ele completou dizendo que Cataguases é uma das poucas cidades da Zona da Mata a ter o seu esgoto quase totalmente tratado “e isto reforça o nosso compromisso com esta cidade.”

A ETE-Cataguases começou a ser construída em janeiro de 2013 e tem capacidade de tratar 120 litros por segundo de esgoto in natura, e pode até triplicar esta capacidade. Além dela, foram construídos 36 mil metros de redes coletoras, 23 mil metros de interceptores e 13 unidades de bombeamento de esgoto, as chamadas elevatórias, que são utilizadas para bombear o esgoto onde não é possível realizar transporte por gravidade. Após a solenidade os presentes conheceram as instalações da ETE e como é o seu funcionamento.

Vista parcial da ETE-Cataguases
Representantes da comunidade e autoridades descerraram a placa inaugural da ETE-Cataguases.
Uma das etapas do tratamento do esgoto.
Uma árvore foi plantada no local para simbolizar o início das atividades da ETE.