Instituto Ricardo Dias pede autorização à justiça para comprar vacinas contra a Covid

Instituto Ricardo Dias pede autorização à justiça para comprar vacinas contra a Covid

O Instituto Ricardo Dias reuniu a imprensa no meio da tarde desta quinta-feira, 17 de junho, para anunciar que ingressou com uma ação na Justiça Federal pleiteando o direito de adquirir vacinas contra a Covid-19 e doá-las ao SUS através da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases. A justiça ainda não se manifestou sobre o pedido, mas segundo disse o presidente daquela entidade, vereador Ricardo Dias, “estou otimista e acredito que vamos conseguir esta autorização porque nosso pedido é para atender a toda a população de Cataguases”, justificou.

A advogada do Instituto, Muriel Gouvea (foto a direita), explicou o procedimento também em uma entrevista exclusiva que concedeu ao Site do Marcelo Lopes logo após o término da coletiva (clique aqui para assistir). Conforme informou, o pedido feito à justiça é para a aquisição de 80 mil doses de qualquer das vacinas contra a Covid-19 aprovadas pela ANVISA. Ela completou dizendo que aguarda o juiz deferir o seu pedido de liminar e que isso pode acontecer a qualquer momento. E também acrescentou que no caso da justiça deliberar pela liberação, a quantidade pode ser menor do que a solicitada.

De acordo ainda com ela, essa iniciativa motivada na semana passada logo após o Hospital de Cataguases ter lançado uma Carta Aberta à população onde expôs a situação de gravidade por ele vivida e, também, a prefeitura de Cataguases divulgar a circulação de nova variante do novo coronavírus no município. “Nós queremos dar a nossa contribuição para que a população pare de sofrer, por isso decidimos adotar estas medidas”, comentou Ricardo Dias (foto a esquerda). Muriel Gouvea encerrou enfatizando que caso o Instituto consiga adquirir as vacinas “não haverá, em hipótese alguma, a possibilidade de furar a fila, porque a vacinação continuará sendo feita pelo município e em obediência ao Plano Nacional de Imunização”, assegurou.