CEFET-Leopoldina abre inscrições para minicursos on-line gratuitos

CEFET-Leopoldina abre inscrições para minicursos on-line gratuitos

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Campus Leopoldina, abriu inscrições para os minicursos on-line do Oficinas Maker, que faz parte do Programa de Extensão Mundo Maker: Educação, sustentabilidade e cidadania. A iniciativa visa difundir o conhecimento através da cultura maker, que trabalha a livre criatividade e o engajamento social, com uma abordagem através da filosofia DIY (Do it yourself – Faça você mesmo).

Será ofertado um minicurso gratuito de Arduino, através da plataforma Tinkercad e, também, oficinas de criação (tutoriais) chamada de “Oficina em Casa”, com vistas a integração do CEFET-MG com a comunidade externa. O “Oficina” trata-se de um momento no qual serão trabalhados experimentos tecnológicos, em que o participante aprenderá a reproduzir, explorar e modificar tais experimentos, mergulhando na cultura maker.

O Oficinas Maker é um projeto de extensão composto por um grupo de professores e alunos dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Computação do CEFET-MG, Campus Leopoldina, que tem como objetivo divulgar e fomentar o desenvolvimento da Cultura Maker. Atua na sociedade compartilhando conhecimentos, oferecendo cursos e treinamentos de ferramentas tecnológicas e, principalmente, estimulando os participantes a criar, construir, ter autonomia, protagonizar e trabalhar de forma colaborativa para desenvolverem soluções para problemas do cotidiano ao qual estão inseridos.

Serão ofertados cursos online de Arduino e Oficina em Casa com 30 vagas para cada turma, a partir do dia 01 de julho, sendo os temas que serão trabalhados relacionados à aprendizagem do Arduino, e da Cultura Maker. A participação é gratuita e aberta ao público em geral, com prioridade para estudantes e professores de escolas públicas e privadas do ensino fundamental II (6º ao 9º anos) e ensino médio. O Oficina em Casa terá como prioridade alunos do ensino fundamental II, já o Arduino dará foco para alunos a partir do ensino médio.

A inscrição ocorrerá em 2 etapas. A primeira realizada através do SIGAA (sistema de gestão acadêmica do CEFET-MG) para que o participante possa integrar o programa de extensão. A segunda etapa será realizada através do Google Forms para que possamos conhecer melhor o perfil dos candidatos. Ambas irão até o dia 26 de junho de 2021.

Os links com os tutoriais para inscrição são descritos a seguir:
– Link para tutorial de inscrição:
https://drive.google.com/file/d/12_GhU3tzsZqPDvYvFnOl88fHZpmn7mnB/view?usp=sharing
– Link para cadastro no SIGAA:
https://sig.cefetmg.br/sigaa/public/home.jsf
Link para formulário no Forms:
https://forms.gle/4SFV1CXRFCVdxCSK9

Uma live será realizada no Instagram @programamundomaker no dia 25 de junho, às 19 horas, para divulgar e explicar como os cursos acontecerão. Para esclarecer alguma dúvida entre em contato pelo Instagram @programamundomaker ou pelo e-mail [email protected] para mais informações.