Boletim aponta redução dos casos prováveis de dengue em Cataguases

Boletim aponta redução dos casos prováveis de dengue em Cataguases

Cataguases volta a figurar entre os municípios com baixa incidência de Dengue e Chikungunya, com apenas 37 casos prováveis. Os números são do Sinan – Sistema de Informação de Agravos de Notificação – e referem-se às últimas quatro semanas.

Até recentemente Cataguases era o município com a maior incidência de casos prováveis de dengue em Minas Gerais. De 1º de janeiro a 03 de março último foram notificados 622 casos da doença, sendo 131 confirmados.

Apesar da boa notícia, “todas as ações preventivas precisam ser mantidas”, orienta Amanda Silva de Souza Penha, Coordenadora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases.

Para alcançar este resultado, conta Amanda, o município vem realizando a operação Bota Fora que já percorreu 51 bairros e um distrito, quando foram recolhidos 68 caminhões de entulhos sendo que deste total, 17 foram destinados à associação de catadores de recicláveis.

Dentro deste projeto maior, a Secretaria de Saúde implementou ações de controle mecânico da doença, que é um trabalho de remoção manual de potenciais criadouros do mosquito, nos bairros Primavera, Isabel Tavares, Centro, Vila Reis, São Caio, Bela Vista, Vila Domingos Lopes e Sereno, completa Amanda Penha.