Dupla de Miraí é medalha de bronze em etapa do Campeonato Mineiro de Futmesa

Dupla de Miraí é medalha de bronze em etapa do Campeonato Mineiro de Futmesa

Uma dupla de atletas de futmesa trouxe bons resultados para a cidade de Miraí neste final de semana. Ewerton Moura e Igor Silva brilharam, tanto no individual, quanto na categoria duplas na disputa da etapa do Campeonato Mineiro de Futmesa, realizada em Brumadinho e organizada pela Federação Mineira de Futmesa.

Na categoria individual, Ewerton Moura, 30 anos, faturou o título da competição estadual, vencendo a etapa. Igor, 27, ficou com a sexta colocação.

Nas duplas, outro pódio para Miraí. Igor e Ewerton fizeram boa campanha e ficaram com a terceira colocação. A parceria formada entre Guizão e David, de Belo Horizonte, foi a campeã.

Em agosto, Ewerton e Igor devem voltar a competir pelo Estadual, desta vez na etapa de Belo Horizonte.

Ewerton (foto ao lado) começou a jogar Futmesa há dois anos após abandonar o futebol, sua primeira paixão, como revelou em entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes. Nesta mesma época formou dupla com Igor e, desde então, treinam e jogam juntos. Segundo conta, este foi o primeiro podium da dupla (terceiro lugar) e, para ele, na modalidade individual, o título de campeão. “Estamos treinando muito para que mais títulos sejam conquistados”, acrescentou determinado.

Ano passado a dupla estreou nas competições oficiais de âmbito nacional disputando o campeonato brasileiro, em Belo Horizonte, onde ficaram em 16º lugar e a Taça Brasil, que aconteceu no Rio de Janeiro, quando terminaram na 13ª colocação. “Fomos com a cara e a coragem”, admite Ewerton, que lembra também como tudo começou: “Aprendi sobre este esporte assistindo nas redes sociais. Logo depois – continua – surgiu a possibilidade de jogar e começamos a treinar. Jogamos até na Miraínox, que tem uma área de recreação onde há uma mesa de Futmesa. Depois levamos a sério os treinos, pensando em algo maior, até que surgiu a oportunidade de disputar o brasileiro”, explica.

Conheça o esporte

O futmesa é, antes de tudo, diversão. Para brincar, basta uma mesa com uma rede e uma bola de futebol. Mistura de tênis de mesa, futebol e futevôlei, é jogado em esquema individual ou em duplas. E tomou conta dos pátios das escolas, de praças, campinhos, clubes e, principalmente, das praias. Até clubes de futebol adotaram mesas, que usam como parte da preparação física dos atletas. Alguns, como Neymar e o surfista Gabriel Medina, têm o equipamento em casa.

Regras

São necessários:
– Mesa com rede – a mais adequada ao esporte é uma mesa semelhante à de tênis de mesa, mas com uma curvatura;
– Bola de futebol.

Cada jogador ou dupla se posiciona de cada lado da mesa, e o objetivo é fazer com que o adversário não seja capaz de devolver a bola. São três toques para cada lado com os mesmos membros usados no futebol e no futevôlei: cabeça, ombro, coxa, peito e pé. O segredo, segundo profissionais do esporte, é alternar o ataque. Os sets costumam ser de 15 ou 21 pontos. Não se pode tocar nem na bola nem na mesa com mãos e braços. Mas pode-se subir na mesa com os pés.

Pode:
– Tocar a bola e sacar com cabeça, ombro, coxa, peito e pé;
– Subir na mesa com os pés e encostar o abdômen.

Não pode:
– Tocar a bola e sacar com mãos e braços;
– Encostar na mesa com mãos e braços.

Fonte GE | Foto: Ewerton Moura/Arquivo pessoal