Sábado será o “Dia D” da campanha de vacinação contra a gripe

Sábado será o “Dia D” da campanha de vacinação contra a gripe

Na última segunda-feira, 12 de abril, teve início a campanha de vacinação contra a gripe Influenza (H1N1) em todo o país. Este ano, o Ministério da Saúde alterou a ordem dos grupos prioritários a fim de evitar conflitos com o calendário de vacinação contra a Covid-19. Dessa forma, nesta primeira etapa, que vai até o dia 10 de maio, serão vacinadas crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes e puérperas.

Esta semana, a vacinação em Cataguases está acontecendo apenas no SEMAE – antigo Pronto-Socorro, que fica em frente ao Hospital de Cataguases. De acordo com uma das coordenadoras da campanha, Sirlane Garcia Cardoso, que é enfermeira, nesta primeira fase a meta é vacinar 4.929 pessoas ou, no mínimo, 90% do público alvo, revela. Outra orientação é respeitar um intervalo de pelo menos 14 dias entre a aplicação da vacina da Covid-19 e a da gripe. O imunizante contra o coronavírus deve ser priorizado.

Neste sentido, o próximo sábado, 17, foi escolhido como o “Dia D” quando o público alvo poderá ser imunizado nos seguintes postos de saúde: Centro, Granjaria, Bairro Haidée, Leonardo, Paraíso, Primavera, Pampulha, Sol Nascente, Sereno, Taquara Preta, Vila Reis, Vista Alegre e Bandeirantes. O horário de vacinação será das 8h às 16h, informa, Sirlane. Na próxima semana, a vacinação prossegue nos Postos de Saúde em que há salas de vacina, completa Sirlane.

Foto: Marcelo Camargo – Agência Brasil