Secretaria Municipal de Saúde divulga calendário de vacinação desta semana

Secretaria Municipal de Saúde divulga calendário de vacinação desta semana

Com 13,23% de sua população vacinada contra a Covid-19 (informações de sexta-feira, 09), acima da média do estado de Minas Gerais, conforme informou esta semana o Secretário Municipal de Saúde de Cataguases, Ricardo Mattos, a campanha de imunização prossegue com a aplicação da segunda dose em idosos acima de 67 anos de idade. A orientação é para que este público alvo vá até o posto de saúde onde recebeu a primeira dose e conclua o processo. Veja a programação ao final desta matéria.

A medida cumpre determinação do Ministério da Saúde, o que impede a ampliação da faixa etária pela campanha, priorizando assim, a aplicação da segunda dose no público alvo, destacou Ricardo Mattos. “O entendimento nosso é que isso foi necessário para que o maior número de idosos possa receber, daqui a alguns dias, a vacina contra a Influenza (H1N1), cuja campanha a gente vai começar nesta segunda-feira, 12”, revelou o Secretário em live realizada na última quinta-feira, com a participação deste Site.

Sobre a segunda campanha de vacinação, contra a Influenza, Ricardo Mattos disse que a orientação do Ministério da Saúde é para que as pessoas respeitem o intervalo de 15 dias entre uma vacina (Covid-19) e a outra (Influenza). Se tiver de escolher qual tomar primeiro, aconselha-se priorizar a vacina contra a Covid-19, reiterou o Secretário, que completou dizendo que estas informações são repassadas aos municípios “em cima da hora o que nos impede de planejar melhor sua execução”, justificou.

Para ajudar também a população a não se confundir sobre qual vacina tomar, o governo federal vai imunizar contra a gripe utilizando o critério de grupos prioritários. Dessa forma a partir desta segunda-feira, 12 de abril, até 05 de maio, serão atendidos crianças com até 6 anos de idade, gestantes/puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Os idosos acima de 60 anos serão vacinados contra a gripe entre os dias 11 de maio e 08 de junho, conforme cronograma da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais.