Ministério Público faz operações para desarticular organizações criminosas

Ministério Público faz operações para desarticular organizações criminosas

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realiza duas operações neste sábado, 10 de abril, com o objetivo de desarticular organizações criminosas com atuação interestadual dedicadas ao tráfico de drogas, homicídios, posse e porte ilegal de armas de fogo, lavagem de dinheiro e outros crimes na Zona da Mata mineira e Rio de Janeiro.

De acordo com o MPMG, a maior parte dos integrantes das organizações está em São João Nepomuceno, Rochedo de Minas, Mar de Espanha, Descoberto, Juiz de Fora, Rio Novo e em outros municípios na região, enquanto os chefes das mesmas estão no Rio de Janeiro.

O homem apontado como chefe da facção criminosa Comando Vermelho foi preso nesta manhã no Morro da Providência, na região central do Rio de Janeiro. Roger Pereira Moizinho, o Macarrão, é apontado como líder do grupo, que seria responsável por mais de 30 homicídios nos últimos 26 meses em Minas Gerais.

As ações denominadas “Start Over” e “Hands on” contam com apoio da Promotoria de Justiça da Comarca de São João Nepomuceno, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), promotores de Justiça, Batalhão de Polícia de Choque e Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE).

Veja abaixo mais informações de cada operação.

‘Star Over’

Conforme o órgão, a Operação “Star Over” foi deflagrada após as autoridades policiais registrarem 22 homicídios consumados e 29 tentados em São João Nepomuceno entre janeiro de 2019 e fevereiro de 2021.

Os números e a identificação de ameaças levaram o Poder Judiciário, por meio da 1ª Vara Criminal de São João Nepomuceno, a expedir 48 mandados de prisão e 108 mandados de busca e apreensão na região.

Participam da operação mais de 500 policiais mineiros, dentre eles tropas especializadas e de recobrimento da Polícia Militar e da Polícia Civil, além de promotores de Justiça, agentes do Gaeco e servidores do Ministério Público.

‘Hands on’

Durante as investigações da Operação “Start Over” foram identificados vínculos das organizações criminosas com o Estado do Rio de Janeiro, na comunidade de Nova Holanda-Complexo da Maré e no Morro da Providência.

Conforme o MPMG, o líder de uma destas organizações, que se escondia no Rio de Janeiro, determinava e controlava o transporte de armas e drogas para as cidades mineiras e emitia diversas ordens para a prática de homicídios na Zona da Mata mineira. Ele foi preso neste sábado.

Por essa razão e para dar cumprimento aos mandados de prisão, o Gaeco Zona da Mata solicitou o apoio do Ministério Público do Rio de Janeiro, por meio do Gaeco-RJ e da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI), que, juntamente com a Polícia Militar, deflagrou a operação para dar cumprimento às ordens judiciais.

O balanço completo das ações será divulgado na tarde deste sábado em Juiz de Fora.

Fonte: GAECO e G1 Zona da Mata | Foto: Arquivo