Aneel mantém bandeira amarela em contas de luz do mês de abril

Aneel mantém bandeira amarela em contas de luz do mês de abril

A conta de luz de abril vai continuar sendo cobrada com a bandeira tarifária amarela. Ou seja, o custo para as famílias será de R$ 1,343 para cada 100 kWh consumidos. Os meses de março e abril costumam ser de transição entre o período úmido e o seco nas regiões das principais bacias do Sistema Interligado Nacional (SIN), o que indica que as chuvas não devem alterar a situação dos reservatórios.

Em março, houve registros de chuvas nas principais bacias com volumes finais abaixo do esperado. Ainda assim, os reservatórios de hidrelétricas estão com estoques relativamente reduzidos para esta época do ano, em função do volume de chuvas abaixo do padrão histórico registrado ao longo de toda a estação úmida.

Essa conjuntura sinaliza patamar desfavorável de produção pelas hidrelétricas, pressionando os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF). A conciliação de baixa produção hidrelétrica com o preço da energia no mercado de curto prazo (PLD) levou à caracterização do patamar amarelo para o acionamento das bandeiras.

Criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

Fonte: Jornal Extra e Agência Brasil | Foto: Rádio Tangará