Cataguases entra na Onda Roxa do Minas Consciente

Cataguases entra na Onda Roxa do Minas Consciente

Cataguases vai para a Onda Roxa do Programa Minas Consciente. Reunião com o Secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais com prefeitos e secretários municipais de saúde dos 94 municípios da macro sudeste e Ministério Público, que terminou pouco depois da 21 horas desta quinta-feira, 11 de março, definiu que a partir do próximo sábado, 13, estas cidades estarão na onda mais restritiva daquele programa de enfrentamento a Covid-19. A principal razão para isso ocorrer é a situação dos hospitais da região, muitos deles em colapso e os demais em situação de alerta.

Esta matéria pode ser atualizada a qualquer momento.

O prefeito de Cataguases, José Henriques, conversou com o Site por telefone minutos atrás e disse que vai publicar decreto neste sentido, informando todas as medidas a serem tomadas, inclusive com toque de recolher. O texto deverá conter as determinações do Governo do Estado que também vai editar medida similar. O prefeito acrescentou que a decisão foi tomada em comum acordo com os demais prefeitos da região e Ministério Público através da Coordenadoria Regional de Saúde da região que tem à frente o promotor Rodrigo de Barros. De acordo com José Henriques, durante a reunião virtual “ficou comprovado que para este momento de extrema dificuldade dos hospitais atenderem os pacientes, esta medida extrema é a única esperança de melhorar esta situação e poder progredir de onda o quanto antes.”

Onda Roxa

Nessa fase só é permitido o funcionamento de serviços essenciais e a circulação de pessoas fica limitada aos funcionários e usuários desses estabelecimentos. O deslocamento por qualquer outra razão deverá ser justificado e a fiscalização será feita com o apoio dos municípios e da Polícia Militar.
São considerados serviços essenciais:
– Setor de alimentos (excluídos bares e restaurantes, que só podem via delivery);
– Serviços de Saúde (atendimento, indústrias, veterinárias etc.);
– Bancos;
– Transporte Público (deslocamento para atividades essenciais);
– Energia, Gás, Petróleo, Combustíveis e derivados;
– Manutenção de equipamentos e veículos;
– Construção civil;
– Indústrias (apenas da cadeia de Atividades Essenciais);
– Lavanderias;
– Serviços de TI, dados, imprensa e comunicação;
– Serviços de interesse público (água, esgoto, funerário, correios etc.)

As regras para os municípios que estiverem na onda roxa incluem a proibição de circulação de pessoas sem o uso de máscara de proteção, em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado; a proibição de circulação de pessoas com sintomas gripais, exceto para a realização ou acompanhamento de consultas ou realização de exames médico-hospitalares; a proibição de realização de reuniões presenciais, inclusive de pessoas da mesma família que não coabitam; e realização de qualquer tipo de evento público ou privado que possa provocar aglomeração, ainda que respeitadas as regras de distanciamento social.

Com informações da Agência Minas