Fisioterapeutas fazem capacitação para reabilitar pacientes de Covid-19

Fisioterapeutas fazem capacitação para reabilitar pacientes de Covid-19

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – CREFITO-4 MG – realizou na noite desta quinta-feira, 18 de fevereiro, treinamento para fisioterapeutas de Cataguases. Trata-se de mais uma etapa do “Circuito de atualização em reabilitação pós-Covid” que deverá percorrer cinquenta cidades, de todas as regiões de Minas. O objetivo foi capacitar os profissionais que atuam na reabilitação de pacientes que contraíram o novo coronavírus. Cerca de quarenta profissionais da cidade compareceram ao Centro Cultural Humberto Mauro, conforme informou o fisioterapeuta João Márcio Cesário, delegado do CREFITO-4 MG, em Cataguases.

O evento contou ainda com o palestrante e membro da Comissão de Desenvolvimento Científico e Educação do CREFITO-4, Fábio Martins, além do secretário municipal de Saúde, Ricardo Mattos e o gerente da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina, Renan Guimarães. Estudos mostram que além dos pacientes hospitalizados e em estado grave, os assintomáticos, ou com apresentação leve da doença também podem apresentar complicações decorrentes da enfermidade, conforme revela Fabiano Siqueira, mestre em Ciências da Reabilitação, que destaca a importância da preparação profissional para atendimento destes casos.

– Devido às sequelas apresentadas, a Fisioterapia respiratória e musculoesquelética são de fundamental importância na reabilitação do paciente pós-covid-19. Esses profissionais poderão atuar na melhoria da dispneia, ajudar a prevenir complicações respiratórias, cardiovasculares, musculoesqueléticas e neurológicas. Além de contribuir para corrigir as limitações funcionais, proporcionando restabelecimento da qualidade de vida e retorno do paciente às atividades laborais, sociais e esportivas”. Fabiano completa revelando que “quarenta e seis por cento dos pacientes que foram hospitalizados apresentaram sequelas como fadiga, dispneia e dor torácica.”

O presidente do CREFITO-4 MG, Anderson Coelho, reforçou o objetivo do projeto de “aperfeiçoar ainda mais a qualidade assistencial de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, nivelando o conhecimento para que a sociedade tenha acesso ao que há de mais moderno e atual entre a comunidade científica, promovendo a melhora do quadro clínico do paciente e uma consequente minimização de sequelas”, destacou. Ao final do encontro, João Márcio, avaliou a iniciativa como “muito produtiva e foi, sem dúvida, uma oportunidade ímpar que o CRFEITO-4 proporcionou a todos nós fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais de nossa cidade. Tenho certeza que este aprendizado vai ajudar muitas pessoas na recuperação da Covid-19”, finalizou.

Fotos gentilmente cedidas pela organização do evento.