Fim de semana será de chuva em Cataguases, informa a meteorologia

Fim de semana será de chuva em Cataguases, informa a meteorologia

A partir desta quinta-feira, 18 de fevereiro, uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se organiza e ganha força sobre a região Sudeste, inclusive a Zona da Mata, favorecendo a intensificação de áreas de instabilidade que vão espalhar muitas nuvens carregadas sobre a região. A previsão é de chuva até a próxima terça-feira, 23, podendo alcançar 200 milímetros. A previsão é do Climatempo e do Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia.

Entre amanhã, (19) e o domingo (21), este padrão meteorológico segue configurado e ainda ajuda na formação de muitas nuvens carregadas, mantendo alta as condições de chuva frequente e volumosa, ainda com risco alto de temporais pontuais (quando podem ocorrer raios e vento forte, com rajadas entre 50 e 70 km/h). Conforme o Inmet, há risco de chuvas intensas em Cataguases até o meio dia desta sexta-feira e a temperatura não deverá ultrapassar os 30 graus. Neste período poderá chover entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia com possibilidade de ventos intensos.

O fim de semana em Cataguases e microrregião, ainda de acordo com a Climatempo, é de chuva e temperaturas inferiores a 30 graus celsius. Tanto sábado quanto domingo, a probabilidade de chover é de 90% sendo que no sábado pode cair 30 mm e no domingo, 35 milímetros. Mesmo assim o sol deverá aparecer nos períodos da manhã e início da tarde. A chuva deve cair no começo da noite. Ainda conforme a Climatempo, a região da Zona da Mata deve terminar fevereiro com volume de chuva acima da média climatológica para o mês.

Fonte: Climatempo e Inmet | Foto de Adrianna Calvo no Pexels