Secretário de Saúde informa que Cataguases vacinou 844 pessoas

Secretário de Saúde informa que Cataguases vacinou 844 pessoas

Em live realizada no final da tarde desta quinta-feira, 04 de fevereiro, o Secretário de Saúde de Cataguases, Ricardo Mattos,  informou sobre o andamento da vacinação contra a Covid-19 no município. Ele voltou a garantir que todo o procedimento está sendo feito dentro “do mais absoluto rigor” e negou qualquer irregularidade ou privilégio neste processo. Ricardo também disse que nesta quinta-feira, também teve início a aplicação da segunda dose da vacina. Também na live, o Agente  de Endemias do Município, Elcio Amaral, falou sobre a realidade da Dengue em Cataguases e alertou sobre os cuidados necessários para evitar a doença. O coordenador da Secretaria de Saúde, Vinicius Franzoni, também participou do evento.

Com relação à Dengue, Elcio (foto ao lado) informou que Cataguases realizou 133 notificações da doença e 1 de Chikungunya. Ele também informou que foram confirmados no município 23 casos de Dengue e nenhum de Chikungunya ou de Zika. Os números referem-se ao último LIRAa realizado no dia 20 de janeiro último. De acordo com estes números, o índice de infestação predial de Aedes aegypti ficou em 3,1 e o de Aedes albopictus foi 2,1. Ambos os índices são considerados de médio risco, conforme salientou. Ele também informou que a equipe de agente de endemias está colocando armadilhas para o mosquito transmissor da doença nas residências como forma de conter a transmissão da doença.

Na sequência Ricardo Mattos revelou os dados da campanha de vacinação contra a Covid-19 no município. Ele também reiterou que Cataguases está recebendo vacina “a conta a gota” o que dificulta agilizar o processo de vacinação da população e disse esperar que “na próxima semana possa dar notícia da chegada de novas doses.” O secretário de Saúde também reiterou o cumprimento à risca do Plano Nacional de Imunização em Cataguases reafirmando que não houve nenhuma infração às regras. Ele comentou também que aguarda manifestação final do Ministério Público a respeito da prestação de contas que a Secretaria apresentou àquele órgão comprovando a lisura do processo.

Por fim, Ricardo revelou que até esta quinta-feira, 04, Cataguases vacinou 844 pessoas, sendo 101 do Lar São Vicente de Paulo, e 743 profissionais de saúde. O município recebeu até agora, 1.357 doses da vacina e também nesta quinta-feira, iniciou a aplicação da segunda dose no público que havia recebido a primeira dose.  Vinícius Franzone apresentou um painel sobre a situação da Covid-19 em Cataguases. De acordo com o gráfico mostrado, de 1º de janeiro de 2021 até 03 de fevereiro último, Cataguases registrou média 22,26 casos confirmados da doença; 0,82 óbitos confirmados; 66% de ocupação da Enfermarias e 119% de ocupação de UTI. Ele reforçou a necessidade de manter as medidas sanitárias e de segurança para evitar aumentar estes números no município.