Cataguases passa a fazer parte do Polo Moveleiro de Ubá

Cataguases passa a fazer parte do Polo Moveleiro de Ubá

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, sancionou a lei nº 23.765, de 6 de janeiro de 2021, que amplia o Polo Moveleiro de Ubá, para vinte e dois municípios da região, dentre eles, Cataguases. De autoria do deputado estadual Coronel Henrique (PSL), a iniciativa contou com o apoio do deputado cataguasense, Fernando Pacheco (PV), que entende esta iniciativa como impulsionadora do desenvolvimento da região. Com a sanção da lei, o Polo Moveleiro de Ubá vai alcançar 386.700 habitantes.

A partir da publicação da Lei, Astolfo Dutra, Cataguases, Divinésia, Dona Euzébia, Dores do Turvo, Goianá, Guarani, Guidoval, Guiricema, Mercês, Piraúba, Rio Novo, Rio Pomba, Rodeiro, São Geraldo, São João Nepomuceno, Senador Firmino, Silveirânia, Tabuleiro, Tocantins, Ubá e Visconde do Rio Branco passam a compor o polo moveleiro. Com isso, vão desfrutar dos incentivos e demais benefícios legais à ele destinados.

Em 2019, Ubá havia conquistado o título de “Capital Estadual da Indústria Moveleira”. O polo moveleiro de Ubá foi criado mediante investimentos de marceneiros e empreendedores que, com capacitação e tecnologia de ponta, desenvolveram suas empresas e contribuíram para o crescimento da cidade e região. Hoje, o reconhecimento dos móveis produzidos no município e região é fruto da credibilidade e da expansão desses negócios, informa os organizadores da Femur, a maior feira de móveis do estado.

A nova lei tem como objetivo a integração dos municípios, fortalecer a cadeia produtiva do setor moveleiro, promover o desenvolvimento e a divulgação de tecnologias aplicáveis ao setor industrial moveleiro, contribuir para a geração de empregos e para o aumento da renda, principalmente mediante ações voltadas para o setor moveleiro, observados os princípios do desenvolvimento sustentável. Para Cataguases, de acordo com Fernando Pacheco (foto ao lado), a inclusão do município na área de atuação do Polo Moveleiro, abre portas para a implantação de novas indústrias e a criação de mais empregos, afirmou.

Fonte: O Noticiário, ALMG, Femur | Foto: Femur/2020