Provável meteorito cai próximo a trabalhador rural em Muriaé

Provável meteorito cai próximo a trabalhador rural em Muriaé

O fim de tarde do último domingo, 03 de janeiro, trouxe uma surpresa inédita para o trabalhador rural Cosme João (conhecido como Beto). Ele mora na região do Sossego, zona rural de Muriaé e, enquanto observava o gado no pasto, escutou um barulho e percebeu um rastro de fogo, bem claro, saindo de um objeto vindo do céu, que caiu caiu a cerca de três metros de onde estava. Ele encontrou o que lhe pareceu ser uma rocha, ainda com fumaça e chamou a mulher e a filha para ver a novidade.

Segundo contou ao Site Silvan Alves, trata-se de um pedaço pequeno de rocha escura, porosa e no formato de um abacate, pesando cerca de 600 gramas. O fragmento que caiu em sua propriedade tem uma das partes afundada, o que pode ter ocorrido ao entrar na atmosfera terrestre ou com o impacto no solo. A filha dele, em seguida, correu para pesquisar na internet e, conforme ele revelou, tudo indica tratar-se mesmo de uma rocha espacial. Para tirar a dúvida ele vai enviar o “presente que veio do céu” para o Departamento de Geologia da Universidade Federal de Viçosa estudar e comprovar sua origem extraterrestre.

A queda de meteoritos na Terra é mais comum dos que se pensa. Conforme uma rápida pesquisa na internet há diversos artigos científicos comprovando este fato. Encontrar um desses por aí porém, não é tão comum porque a maioria deles cai em áreas desabitadas ou se desintegra quando entra na atmosfera. João Cosme teve a sorte que várias outras pessoas não tiveram. Ao contrário ficaram feridas com o meteoro.

Conforme informa o site UOL “no ano passado, um meteorito caiu sobre a região de Tcheliabinsk, na Rússia, e deixou mais de 500 pessoas feridas pela onda de choque provocada pela explosão, que chegou a quebrar vidraças. Há também o episódio ocorrido com a americana Ann Hodges, do Alabama, atingida na perna por uma pedra de 4 kg que caiu no teto de sua casa em 1954. Outros registros ficaram famosos, mas não tiveram a queda registrada, como o que deixou uma cratera de um quilômetro de diâmetro e 190 metros de profundidade no Arizona, há estimados 50 mil anos”, revelou o site.

Fonte: Site Silvan Alves e UOL | Fotos: Silvan Alves