Projeto Feliz é Quem Toca exibe em vídeo seus principais espetáculos de 2020

Projeto Feliz é Quem Toca exibe em vídeo seus principais espetáculos de 2020

Sucesso de público e de participantes desde o seu início, o Projeto Feliz é Quem Toca, não fugiu à regra e teve que se reinventar em 2020, um ano de provações e que pôs à prova a criatividade. Comprometido com a comunidade em que está inserido e foi tão bem aceito, esta adaptação trouxe também um grande aprendizado a todos que dele fazem parte. A análise é de Patrícia Barbosa, produtora executiva do projeto, que é capitaneado pelo músico Rogério Tumati e tem patrocínio do Grupo Bauminas.

O Projeto “Feliz é quem Toca” atende crianças e jovens moradores de bairros periféricos de Cataguases com aulas gratuitas de Audiovisual, Capoeira, Dança, Percussão e Teatro. Em atividade há mais de 19 anos, foi criado com o nome Banda Feliz é Quem Toca. Depois, já no início dos anos 2000, passou a integrar o projeto Café com Pão, Arte ConFusão. Como término daquele projeto no final de 2012, os alunos continuaram a se reunir na casa do músico Rogério Tumati, que manteve as aulas de percussão e, em fevereiro de 2013, criou o “Projeto Casa do Tumati”, que mais tarde foi rebatizado de Projeto Feliz é Quem Toca.

Mas foi em 2020 que o Feliz… passou por sua maior provação. Isto porque teve de se adaptar para os novos tempos de pandemia. E o grupo mostrou criatividade e jogo de cintura. As crianças e adolescentes que são assistidos pelo projeto aceitaram o desafio e mostraram muita vontade de aprender. As aulas passaram a ser ministradas em videos pelo canal do Feliz é quem Toca no YouTube. Várias lives também foram realizadas, “sempre com grande participação do nosso público”, assegura Tumati. “Aliás, lembra, estes vídeos estão disponíveis lá (no YouTube ), é só acessar para assistir.”

Para encerrar o ano de desafios e de muitas conquistas, no dia 21 de dezembro, o Feliz é Quem Toca esteve na praça Simão José Silva, onde, por meio de um telão, fez a exibição dos últimos espetáculos do grupo este ano. Não houve aglomeração porque o evento foi voltado apenas para aqueles que passavam pelo local e, assim, evitou-se formar aglomerações, explicou Patrícia para quem, o Feliz é Quem Toca superou as expectativas em 2020 e manteve-se fiel à suas origens e na qualidade do trabalho que realiza. Ela finalizou agradecendo a todos os patrocinadores que apoiam o projeto.

Fotos: Acervo Feliz é Quem Toca