Enfermaria Covid do Hospital de Cataguases está no limite

Enfermaria Covid do Hospital de Cataguases está no limite

Neste sábado, 19 de dezembro, a Enfermaria Covid do Hospital de Cataguases está com todos os vinte leitos dedicados exclusivamente para o tratamento daquela doença ocupados. Apesar disso, a administração daquela Santa Casa abriu mais um leito extra. Sem vagas, a situação é crítica naquele Hospital, conforme apurou o Site do Marcelo Lopes nesta tarde. Se o quadro não mudar nas próximas vinte e quatro horas, novas internações deverão ser encaminhadas para outros municípios.

O alerta vermelho da Enfermaria mostra o agravamento dos casos de Covid-19 no município. Este quadro ainda pode piorar caso os pacientes internados necessitem de UTI. Hoje, a realidade naquele setor é menos grave, porque ainda restam quatro leitos vagos. A UTI Geral que está somente com 40% de leitos ocupados é uma alternativa caso o setor necessite de novas internações. Desde novembro, o Hospital de Cataguases vem trabalhando com alta taxa de ocupação. “Por enquanto, o corpo técnico vem dando conta. Pior será se essa equipe começar a adoecer por Covid-19 ou por causa da enorme carga de trabalho a que estão sendo submetidos”, disse um funcionário do Hospital sob a condição de anonimato.

Quanto aos novos casos, como é sábado, os laboratórios funcionam até meio dia, os números podem não refletir a realidade. Assim, foram registrados nove casos de Covid-19 e o município não recebeu resultados dos exames acumulados na Funed – Fundação Ezequiel Dias – de Belo Horizonte. Do total, 1 mulher está assintomática, e 5 sintomáticas. Três homens estão sintomáticos. Portanto, Cataguases registra, desde o início da pandemia, 1.499 casos, sendo que deste total, 1.125 se recuperaram e 54 vieram a óbito.

Veja agora os números no Hospital de Cataguases.

Enfermaria Covid = 21 pacientes sendo:
– 8 positivos e 8 suspeitos de Cataguases;
– 1 suspeito de Dona Eusébia;
– 2 suspeitos e 1 positivo de Astolfo Dutra;
– 1 suspeito de Santana de Cataguases.

UTI Covid = 6 pacientes, a saber:
– 2 positivos de Astolfo Dutra;
– 2 positivos de Cataguases;
– 1 positivo de Pequeri;
– 1 positivo de Rio Pomba.

UTI Geral = 4 pacientes e nenhum suspeito de Covid-19.

Foto: Agência RAM