GRS confirma aumento do número de casos de Covid-19 na região

GRS confirma aumento do número de casos de Covid-19 na região

Os municípios da área de abrangência da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina, a exemplo do restante do Estado de Minas Gerais, vem registrando aumento no número de casos de Covid-19 nas últimas semanas. De acordo com o setor técnico daquela GRS, o panorama do coronavírus mudou rapidamente e a região voltou a apresentar dados semelhantes aos dos meses de julho e agosto, período crítico da pandemia na região.
A Coordenadora de Vigilância em Saúde da GRS de Leopoldina, Marcela Bella Lopes, faz uma análise da situação. “O momento nos pede um alerta por parte das Secretarias Municipais de Saúde e que cada cidadão faça sua parte na manutenção das medidas do distanciamento social, uso de máscara de proteção sempre que sair de casa e lavagem constante das mãos, além do uso de álcool 70%. O relaxamento por parte das pessoas pode ter sido um dos motivos do aumento no número de casos”, avalia.

Marcela também revelou que o crescimento no quantitativo de casos já começa a refletir na capacidade assistencial da região. “Sentimos um reflexo direto no número de pessoas com sintomas de Covid-19, resultando em aumento nas internações em leitos clínicos e de UTI, principalmente em Juiz de Fora”, pontuou.

Essa alteração refletiu também na quantidade de amostras enviadas para análise no laboratório da UFJF pelos municípios da região. De acordo com aquela GRS, cerca de 30 exames eram realizados diariamente, mas com a mudança da situação houve uma ampliação considerável. Somente no último dia 20 de novembro, foram enviadas 92 amostras. Dessa forma, a partir de hoje, dia 23, está sendo feito o remanejamento temporário dos exames de PCR para a Funed, em Belo Horizonte.

Fonte: GRS-Leopoldina | Foto: Arquivo