Covid-19: Cataguases volta para a Onda Amarela

Covid-19: Cataguases volta para a Onda Amarela

O aumento do número de casos de covid-19 em Cataguases levou o Comitê Gestor Municipal autorizar o retorno para a Onda Amarela (atividades não essenciais), mais restritiva, do Plano Minas Consciente do governo mineiro. A decisão foi tomada durante reunião ocorrida na tarde desta quinta-feira, 19 de novembro. A medida foi adotada por conta do aumento do número de casos da doença na cidade. A mesma realidade vem sendo registrada também nos municípios vizinhos e as autoridades em saúde já admitem que o Brasil vive a chamada “segunda onda” provocada pelo novo coronavírus.

De acordo com a Ata da Reunião a que o Site teve acesso, o motivo para o retorno à Onda Amarela é a situação que  “causa preocupação” no município para casos de Covid-19, assim considerada por aquele Comitê. Nos últimos sete dias, ainda de acordo com os números revelados na referida reunião, Cataguases teve uma média móvel de 19 casos e um óbito. Com o retorno à Onda Amarela, voltam a ficar proibidos de funcionar as atividades elencadas no Decreto Municipal nº 5.202S como lojas de aluguel de roupas e objetos pessoais, cinemas e teatros, eventos públicos ou privados, Trenzinho e Trio da Alegria, pula-pula, escorregador e outros aparelhos de diversão, música ao vivo em bares, restaurantes e similares, atividades esportivas como futebol, vôlei, peteca, handebol, tênis e futevôlei.

Ainda segundo decisão do Comitê Covid continuam proibidas discoteca, boate, salão de dança e similares, bem como sauna, piscina como lazer, totó, sinuca, carteado e tênis de mesa. As atividades de entretenimento como espaço kids e similares em bares e restaurantes também não podem funcionar. O auto serviço em sorveterias, bares e restaurantes volta a ser proibidos. As academias de ginástica deverão manter a distância de dez metros quadrados entre as pessoas. Todas as atividades de ensino continuam de forma remota. Escritórios/clínicas escolas das faculdades continuam funcionando. O Comitê reforçou ainda a obrigatoriedade do uso de máscaras ao sair à rua.

Fonte: Comitê Gestor Covid-19 | Foto: Pexels