Carreata da Vitória em Miraí termina após possível disparo de arma de fogo

Carreata da Vitória em Miraí termina após possível disparo de arma de fogo

A Polícia Militar não confirmou que tenha ocorrido disparos de arma de fogo durante a carreata da vitória realizada na noite desta segunda-feira, 16 de novembro, em Miraí. A denúncia de populares foi feita pelo aplicativo de mensagens WhatsApp e viralizou com a divulgação de diversos vídeos mostrando o clima de tensão que tomou conta dos participantes. 

De acordo com estas mensagens, um jovem, filho do atual prefeito Luis Fortuce, teria atirado no momento em que a carreata passava em frente ao prédio onde reside. Há versões de que ele queria atingir o candidato vitorioso na eleição do último domingo, Adaelson Magalhães, e outras que afirmam apenas a ocorrência de disparos.

Ninguém ficou ferido e a Polícia Militar também não encontrou no local provas do crime, como marcas no chão ou na parede produzida por projétil, não localizou a cápsula da bala nem tampouco a arma de onde teria partido o disparo. Levado pelos policiais para prestar depoimento, o suposto autor negou seu envolvimento e apresentou testemunhas a seu favor. O delegado de plantão, Diego Matos de Vilhena, instaurou inquérito e todos foram liberados.

O comandante da Polícia Militar naquela cidade, major Willian Machado, coordenou as operações policiais no local juntamente com o tenente Bretas, responsável pelo policiamento em Miraí. De acordo com o Major, após a retirada do suspeito de sua casa pela PM para prestar depoimento, a multidão se dispersou e o clima de tranquilidade foi restabelecido. 

 

Carta aos miraienses!

É com o sentimento de profunda tristeza e perplexidade que venho me manifestar sobre o lamentável fato ocorrido ontem, dia 16 de novembro de 2020, em nosso Município.

Estava em minha casa, com a minha família e um casal de amigos, após um dia inteiro de trabalho, quando o prefeito eleito e seus apoiadores pararam na porta da minha casa e começaram a proferir insultos e a agredir moralmente a mim e à minha esposa. Dois deles, inclusive, chegaram a entrar nas dependências do edifício em que resido.

Entretanto, não cedi às provocações e permaneci com os familiares e amigos que se encontravam comigo naquele instante. Em momento algum perdi a serenidade, embora estivesse triste com tudo aquilo, considerando o homem honesto, pai de família e empresário que sou.

Estou sendo acusado, de maneira injusta, de ter desferido tiros em direção ao prefeito eleito, o que afirmo, categoricamente, que não ocorreu.

Em decorrência desta acusação mentirosa, tive que deixar a minha casa e comparecer a uma Delegacia de Polícia na Cidade de Cataguases, onde permaneci até as 05:00 horas.

Minha família está assustada e com medo de transitar na cidade em que todos nascemos e fomos criados.

Infelizmente, a mentira venceu a verdade nas urnas, mas as eleições se encerraram às 19:00 horas do domingo e agora é a hora do eleito mostrar capacidade de promover a unidade e a harmonia, e não incentivar e protagonizar cenas de provocações exageradas, ensejando discórdias, que em nada contribuem para o bem da nossa comunidade.

São impressionantes as imagens que estão circulando nas redes sociais, as quais mostram os apoiadores do vencedor brigando entre si na praça da matriz, local que é símbolo de momentos de diversão e lazer em família. É notório o sentimento de ira, que não condiz com a história de Miraí, nem com os valores da nossa gente.

Torço para que o prefeito eleito entenda isto, desça do palanque e, a partir de sua posse, governe para todos miraienses, respeitando cada um, independente de posição partidária ou ideológica.

Aos órgãos de imprensa, que deveriam prezar pela imparcialidade e pela verdade, dirijo minha indignação em relação às mentiras que estão sendo publicadas.

Práticas assim enfraquecem a credibilidade da nossa imprensa e, em última análise, da própria democracia.

A imagem de um homem decente está sendo injustamente manchada, de modo que peço imediata retratação.

Seguiremos trabalhando como sempre fizemos, gerando empregos e renda para o Município que escolhemos para viver e merecemos ser respeitados.

Meus sinceros agradecimentos aos que estiveram conosco nesta caminhada.

Felippe Fortuce.

 

Foto principal: Reprodução