CEMED realiza exame de Densitometria Óssea de última geração

CEMED realiza exame de Densitometria Óssea de última geração

O Centro Médico de Densitometria Óssea – CEMED – é o mais novo estabelecimento voltado para a saúde em Cataguases. A iniciativa é dos médicos Luiz Fernando Melo, especialista em Reumatologia, e Ilton Cid Gouveia Filho, que atua nas áreas de neurologia e clínica médica. Eles já estão atendendo no endereço que fica na Rua Dr. Francisco de Barros, 45, Centro, em Cataguases, pertinho da Escola Coronel Vieira, com hora marcada.

Situado em local de fácil acesso, o CEMED conta com amplo espaço físico, dois consultórios, sala de espera, recepção e sala de exame para Densitometria Óssea, que recebeu um aparelho de última geração, inédito aqui na região, para este tipo de procedimento. Todo o espaço oferece ambiente confortável e agradável aos pacientes. O novo Centro Médico, possui instalações modernas e confortáveis assinado pela arquiteta Tatiana Gracioli, que manteve a funcionalidade necessária ao espaço.

O médico neurologista Ilton Cid Gouveia, que já está atendendo com hora marcada no CEMED conta em vídeo (veja ao final desta matéria) sobre sua atuação nesta área tão vasta e importante da medicina, e o que está oferecendo aos pacientes. Inclusive, revela que em breve estará fazendo exame de eletroencefalograma e firmando convênios médicos. As consultas no CEMED – tanto para ele quanto para seu colega Luiz Fernando – devem ser agendadas pelo telefone (32) 3421-1259 e também pelo WhatsApp (32) 99821-8887. O recinto funciona de segunda a sexta-feira, a partir das 8h até 20 horas, com intervalo para almoço.

Já o médico Luiz Fernando Melo destaca a importância da densitometria óssea para a saúde. Conforme explica, trata-se de “um método de escolha e o mais amplamente usado, acurado e preciso para avaliação quantitativa da densidade mineral óssea. Além de ter baixo custo, serve para o diagnóstico e rastreamento de baixa massa óssea, bem como avaliar o risco de fratura, principalmente no idoso,” diz. Além disso, acrescenta, “é extremamente acessível, de baixo custo, e os exames avaliam a coluna lombar, o fêmur e o antebraço, mas pode ser feita de corpo inteiro.”

Luiz Fernando informa que este exame está indicado para mulheres com idade acima de 60 anos; homens com mais de 70 anos, independente de fator de risco; Pessoas com histórico familiar de Osteoporose; Baixa ingestão de cálcio; Baixo peso corporal; Tabagismo; Doenças reumatológicas; Causas endócrinas e uso de anticonvulsivantes. E finaliza: “Este exame que a gente trouxe para Cataguases é diferenciado porque, além dele fazer a análise mineral óssea, também avalia a massa magra, a massa gorda e o tecido ósseo de uma forma geral.”

Assista ao vídeo abaixo.