Lar São Vicente de Paulo faz adequações contra incêndio e outras melhorias

Lar São Vicente de Paulo faz adequações contra incêndio e outras melhorias

O Lar São Vicente de Paulo, que fica no Bairro Bandeirantes em Cataguases, e abriga cerca 67 idosos, concluiu a primeira fase de adequação às exigências de segurança do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Agora, aquele estabelecimento está em busca de novos recursos para ficar totalmente de acordo com todos os protocolos de prevenção à incêndio exigidos pelas autoridades. Parte da mesma verba recebida foi destinada a melhorias físicas em suas instalações. A entidade é presidida por José Francisco Ferreira e conta com o trabalho da Assistente Social, Valéria Araújo Siervi Lino, que esteve à frente deste projeto.

Para realizar esta primeira fase do projeto de adequação de segurança e também efetuar melhorias em sua área física, o Lar São Vicente foi escolhido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) de Minas Gerais, através do Programa de Aprimoramento da Rede Socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social – o Rede Cuidar – que lhe repassou a quantia de R$ 100 mil. O Rede Cuidar busca aprimorar e fortalecer as unidades governamentais, entidades e organizações de assistência social, por meio de incentivo financeiro, assessoramento técnico e qualificação continuada da assistência social na oferta de serviços de acolhimento institucional, fortalecendo a rede do Suas e aprimorando os programas, projetos, benefícios e serviços de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos.

– Metade dos recursos foram destinados para a primeira fase do projeto de prevenção a incêndio no Lar São Vicente de Paulo, que era um objetivo antigo e não foi concretizado há mais tempo somente por falta de verba”, conta Valéria. Ela completa dizendo que a chegada desse recurso do governo de Minas viabilizou também a compra de equipamentos, reforma da cozinha e do piso da área de lazer onde acontecem eventos festivos. “Ainda sobrou dez mil reais que vamos, agora, fazer um Termo Aditivo ao contrato com a Sedese para podermos concluir outro projeto aqui no Lar, pois tudo que colocamos no projeto, conseguimos realizar”, conta.

O trabalho inicial de adequação exigida pelo Corpo de Bombeiros foi realizada pela empresa especializada Extintora Cataguases “que em trinta dias fez todo o serviço, ainda no início deste ano, portanto, antes da pandemia”, lembra Valéria. Em seguida – continua – “demos início às obras da nossa área de eventos, fizemos reforma em algumas portas, compramos fogão industrial, freezer, liquidificador, pratos, cama, calçados masculinos, roupas, e, também, conseguimos reformar quase toda a cozinha. Isso deu uma ‘cara’ nova ao Lar São Vicente de Paulo. Enfim, fomos privilegiados com esse recurso apesar de termos vivido tantas coisas ruins”, explicou a Assistente Social. “Agora a luta do asilo é no sentido de buscar novos recursos para concluir as adequações contra incêndio”, finaliza Valéria.

Veja o antes e o depois da reforma na área de eventos.

Instalação dos equipamentos de prevenção e combate a incêndio

Na foto abaixo, treinamento da equipe que trabalha no Lar.