Comitê Gestor da Covid mantém Cataguases na Onda Amarela

Comitê Gestor da Covid mantém Cataguases na Onda Amarela

A reunião desta quinta-feira, 22 de outubro, do Comitê Gestor de Acompanhamento da Covid-19 em Cataguases, foi pautada mais uma vez pela prudência e decidiu manter o município na Onda Amarela do Programa Minas Consciente do governo de Minas, o qual aderiu ainda no início da pandemia. Alguns fatores foram determinantes para esta decisão, conforme informou por telefone ao Site, o médico Joseph Freire, presidente do Conselho Municipal de Saúde e que está na linha de frente deste processo.

Segundo aquele médico os motivos que evitaram o avanço para a Onda Verde são: elevado número de casos registrados em Sereno. “São trinta e duas pessoas contaminadas pelo novo coronavírus”, salientou Joseph. Outro ponto preocupante é o feriado prolongado da próxima semana reunindo o Dia do Funcionário Público, um fim de semana e o Dia de Finados, na segunda-feira, 02 de novembro. “Este feriadão pode provocar aglomerações e piorar os números da doença até agora obtidos na cidade”, argumentou. O último fator determinante é agir para evitar uma eventual regressão para a Onda anterior, completou o presidente do Conselho de Saúde.

Apesar da prudência, o Comitê Gestor ampliou o horário de funcionamento dos restaurantes até às 23h30min. Após, fica proibida a entrada de clientes, mas permitido o serviço de delivery. O estabelecimento que infringir esta regra poderá ser penalizado conforme prevê decretos já em vigor desde o início da pandemia.

Durante a reunião, a Secretária Municipal de Saúde, Daniela Rezende Coelho, informou que o Ministério da Saúde não renovou a habilitação dos cinco leitos de UTI em operação desde julho no Hospital de Cataguases e também ainda não habilitou os cinco novos leitos de UTI que estão sendo custeados pelo município por meio de recursos enviados pelo Governo Federal. Vale lembrar que todos os gastos feitos pelo município com relação à Covid-19 são fruto de repasses feitos pelo Ministério da Saúde desde o início da pandemia.

Devido a proximidade do Dia de Finados a Paróquia de São José Operário comunicou ao Comitê Gestor que as celebrações religiosas ocorridas tradicionalmente neste dia no Cemitério, foram transferidas para o interior da matriz de São José Operário. Lá, as missas serão celebradas às 7h e às 9h e quem quiser participar deverá entrar em contato com a Paróquia para reservar sua vaga. Sobre o funcionamento do Cemitério no dia de Finados, o comitê não se manifestou.