Festival Recria Cine começa segunda-feira em Ervália

Festival Recria Cine começa segunda-feira em Ervália

Desde 2016 acontece em Ervália – uma cidade do interior de Minas Gerais com pouco mais de 18 mil habitantes – a Recria Cine, mostra de cinema infantojuvenil. O evento é fruto do sonho de alguns jovens moradores da cidade, onde a última sala de exibição de filmes foi fechada há mais de 30 anos. Sendo assim, a Recria Cine é o primeiro contato – e as vezes o único – de muitas crianças e jovens ervalenses com o cinema. Além disso, a mostra leva em consideração o potencial educativo da cultura local e nacional e tem cumprido um papel transformador e fundamental para a população da cidade e da região.

Em 2020, a Recria Cine entra na sua quinta edição e, devido à pandemia da COVID-19, acontecerá de forma virtual. De 12 a 15 de outubro, a Recria em Casa será transmitida nas redes sociais do projeto e no canal oficial do YouTube. Além de sessões de filmes para toda a família, a Recria em Casa também será palco de oficinas infantis, cine-debates, contação de histórias, sarau e uma oficina para professores.

O evento é totalmente colaborativo, gratuito e independente. Tobias Rezende é co-fundador da Recria Cine e vê no projeto, a realização de um sonho. “A Recria Cine pra mim é um bom exemplo de como uma simples ideia pode florescer para além das expectativas quando encontra terra fértil. A ideia simples, e primeira motivação no começo de tudo, era fazer uma projeção do Coisa-Malu (filme realizado durante sua graduação em Midialogia, pela Universidade Estadual de Campinas) para minhas primas. Compartilhei essa vontade com meu primo Jules e a partir das nossas conversas a ideia foi encontrando seu primeiro cantinho na terra pra germinar e se recriar”, conta.

A Recria Cine já se encontra entre as maiores mostras de cinema infantil do país e já exibiu mais de 100 filmes, de 18 estados do Brasil. Segundo a professora da Escola Estadual Vivica Rocha, Tina Mattos, o evento cria uma nova perspectiva para Ervália. “Eu achei a ideia do evento incrível, pois vi nela a oportunidade de trazer algo inédito para a cidade: a apresentação do cinema à população ervalense, principalmente às crianças. Como se trata de uma cidade interiorana, as pessoas não têm tanto acesso à este tipo de entretenimento. É uma oportunidade rara de as pessoas terem uma vivência artística e cultural, criando uma perspectiva de futuras produções na área cinematográfica e teatral”, relata Tina.

Buscando estabelecer um diálogo com professoras e professores da Educação Básica de Ervália, a Recria em Casa vai promover, no dia 15 de outubro, a partir de 14h, a oficina “Filmes na escola para aprender e se divertir”. Conduzida pela integrante da Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual (KINO), Ana Lúcia de Faria e Azevedo, a oficina vai tratar sobre as possibilidades enriquecedoras do universo audiovisual às práticas educativas, tendo como ponto de partida filmes de curta-metragem. Serão abordadas propostas de atividades para inspirar a prática e a reflexão sobre elementos estéticos e questões humanas presentes no cinema. A oficina é on-line, gratuita e confere certificado. As inscrições podem ser feitas em http://bit.ly/oficina-filmes-na-escola.

Acompanhe o festival pelo InstagramFacebook ou pelo Youtube.

Fonte e fotos: Produção da Recria Cine