Igrejas podem reabrir e Feira de Artesanato volta à Praça Santa Rita

Igrejas podem reabrir e Feira de Artesanato volta à Praça Santa Rita

O Comitê Gestor de Enfrentamento ao Covid-19 em Cataguases, fez novas deliberações em reunião ocorrida na tarde desta quinta-feira, 08 de outubro. Neste sentido, foram liberadas igrejas e a Feira de Artesanato aos domingos, na Praça Santa Rita, nos moldes do que já acontece no sábado, na Praça Rui Barbosa. As medidas, segundo explicou o médico Joseph Freire, presidente do Conselho Municipal de Saúde, “são resultado do quadro favorável em Cataguases quanto aos casos de Covid-19.”

Aquele médico informou que o município mantém-se em um platô quanto aos casos de Covid. Isto é, o número de novos casos da doença quase não oscilam significativamente. Ele também informou que nos últimos sete dias não houve óbitos e que o número de pessoas testadas subiu para 1.055,85 para cada 10 mil habitantes. Além disso, destacou que o número de internações no Hospital de Cataguases permanece baixo.

Diante deste quadro de maior tranquilidade, o Comitê decidiu liberar o funcionamento das igrejas no município até o limite máximo de 30% da sua capacidade de fieis sentados. Neste caso, deverão ser obedecidas as medidas de higiene e distanciamento exigidas e o uso de máscaras, entre outras medidas que serão divulgadas em um decreto a ser publicado em breve.

A Feira de Artesanato, que já funciona na praça Rui Barbosa obedecendo a uma série de determinações sanitárias, voltará a ser realizada nas manhãs de domingo, na praça Santa Rita, nos mesmos moldes do funcionamento aos sábados. As barracas de alimentação deverão obedecer às normas em vigor para as lanchonetes. Também permanece vedada a recreação nas praças. “Assim, aos poucos, vamos voltando ao normal, com segurança, e sem correr o risco de termos que voltar a fechar novamente”, salienta Joseph.