Edgar ganha no TRE e é candidato a prefeito de Santana de Cataguases

Edgar ganha no TRE e é candidato a prefeito de Santana de Cataguases

O TRE-MG – Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – considerou Edgar Xavier de Souza, apto a concorrer à eleição de novembro próximo, como candidato a prefeito por Santana de Cataguases. Ele já exerceu o cargo no período de 2009 a 2012, mas desta vez, teve o seu registro de candidato indeferido pelo Ministério Público Eleitoral da Comarca de Cataguases que foi acatado pelo juízo eleitoral da mesma comarca.

Edgar recorreu ao TRE-MG, mas o Procurador Eleitoral também pediu a manutenção de sua impugnação, por considerar que ele infringiu a Lei da Ficha Limpa. Porém, durante o julgamento realizado na tarde desta quarta-feira, 07 de outubro, os seis desembargadores mantiveram, por unanimidade, sua candidatura. Eles acataram a tese da defesa de que não houve enriquecimento ilícito por parte de Edgar, conforme reconheceu a justiça em primeira e segunda instância, salientaram seus advogados. A defesa alegou ainda que a suspensão dos direitos políticos ocorre somente quando há dano ao erário e enriquecimento ilícito.

Edgar, de 60 anos de idade, vai disputar sua terceira eleição, desta vez pela coligação PSDB/Solidariedade. Seu vice é Geraldo do Edes, de 54 anos. Ele é aliado da atual prefeita, Juscélia Baesso, com quem aparece na foto que ilustra esta matéria.