Comitê Covid-19 faz novas liberações no comércio de Cataguases

Comitê Covid-19 faz novas liberações no comércio de Cataguases

O Comitê Gestor de Enfrentamento ao Covid-19 em Cataguases reuniu-se na tarde desta quinta-feira, 17 de setembro quando tomou várias decisões que vão flexibilizar ainda mais o funcionamento do comércio no município. As medidas devem-se ao fato de que o número de novos casos registrados em Cataguases, conforme revelou o médico Joseph Freire, presidente do Conselho Municipal de Saúde, encontra-se num “platô” ou seja, não apresenta aumento significativo.

Entre as medidas anunciadas estão as padarias que poderão vender para consumo interno, na própria loja. O Comitê ressalta que somente estão liberadas os estabelecimentos que efetivamente funcionam como padaria e após liberação do Setor de Fiscalização. As mesas e cadeiras deverão estar distante dois metros umas das outras, permanecendo proibido o consumo no balcão ou em cadeiras instaladas à frente dos balcões.

Um Decreto municipal deverá ser editado permitindo e organizando o funcionamento dos templos religiosos, conforme divulgou o Comitê Covid-19. Este documento deverá limitar a capacidade máxima de cada estabelecimento a 20% ou a cem pessoas por celebração. Também está autorizado a voltar a funcionar as empresas que operam com transporte turístico devendo, para isso, observar as regras descritas no Programa Minas Consciente, como a limitação de passageiros em 50%, uso de janelas abertas, de máscaras e álcool em gel.

Outra decisão é com relação ao funcionamento da Feirinha de Artesanato da Praça Santa Rita. O comitê pediu seja apresentado no próximo dia 24, um projeto para o seu funcionamento com número reduzido de barracas e posicionamento entre elas obedecendo o distanciamento e como será feita a comercialização de alimentos para que não haja consumo no local. Também ficou deliberado que a gratuidade no transporte coletivo voltará a ser obedecida de acordo com a legislação vigente. Os passes livres – conforme opina o comitê, poderão valer até 1º de julho de 2021, isso porém, não é uma decisão.

Outra novidade é a ampliação do horário de funcionamento dos restaurantes. Agora, vão poder funcionar com atendimento em mesas até às 22 horas, mas deverão estar totalmente fechado às 22h30min. Continua vedado o consumo em pé ou no balcão, além de ser obrigatório respeitar o distanciamento de dois metros entre as mesas. As vendas pelo sistema delivery continuam sem alterações. As demais medidas sanitárias vigentes permanecem. O Comitê volta a se reunir no dia 24 de setembro, às 14h30min.