FIC participa e apoia o curso de extensão Afroconscientizar

FIC participa e apoia o curso de extensão Afroconscientizar

As Faculdades Integradas de Cataguases – FIC/UNIS – participa e apoia o Curso de Extensão AFROCONSCIENTIZAR: Ressignificar as Relações Étnico-Raciais nas Escolas – por Uma Educação Antirracista e Representativa. A Direção da FIC, coordenadores e professores participam “com muita alegria” deste projeto, conforme salienta o seu diretor, Luís Paixão. Segundo ele, este curso é de “suma importância, uma vez que busca a igualdade entre as pessoas.” Além disso, completa, “a FIC, como uma instituição voltada para a Educação, valoriza e apoia ações que envolvam essa conscientização, enxergando-as como peça-chave para transformação da sociedade”, explicou.

O curso será ministrado por Hellen Mariano Roberto, pedagoga egressa da FIC, atualmente, aluna de pós-graduação em Psicopedagogia também naquela instituição e pesquisadora em Africanidades, e conta com a organização e realização da Escola Estadual Professor Quaresma. A ideia de se criar essa formação continuada para professores e comunidade, nasceu há quatro anos com a professora Sandra Vieira, tendo sua continuidade garantida pela professora Valéria Dias. O projeto conta, hoje, com o apoio da Direção da escola Professor Quaresma, através de seu diretor Odilon José Princisval dos Santos, por sua vice-diretora Catarina Aparecida de Almeida Basílio e pelo supervisor John David Moraes Corrêa.

O Curso Afroconscientizar começa nesta terça-feira, 15 de setembro e termina no dia 29 próximo, é gratuito e aberto a todas as pessoas. Nele serão trabalhados os temas que buscam desenvolver atitudes e condutas antirracistas, através do desenvolvimento da afro-consciência, no dia a dia de alunos, professores, empresários e todos os interessados da comunidade. EsTa capacitação vai oferecer Certificação FIC, parceira e incentivadora do evento aos que concluírem o curso e, terá 16 horas de duração. Os encontros serão virtuais e vão começar às 17h com término às 19h30min. Os participantes terão material complementar e deverão produzir um trabalho de conclusão que poderá ser uma proposta de sequência didática orientada para professores e alunos de Pedagogia ou uma Prática/dinâmica assertiva sobre o tema no meio empresarial.

Além do apoio da FIC, esse evento contará, também com a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina e Projeto FoCo, como parceiros. Serão cerca de 200 participantes, entre professores das Escolas Estaduais Professor Quaresma e Francisco Inácio Peixoto, professores e alunos da FIC e comunidade. Para Juliana Iennaco, coordenadora do curso de Pedagogia da FIC, “para se posicionar sobre algo, o primeiro passo é entender do assunto. No caso do racismo, trata-se de um conjunto de crenças que desumaniza e tira a dignidade de um grupo social, a partir de suas crenças, características físicas e culturais. Assim, espera-se que através desse evento se desenvolva o conhecimento, a conscientização e a propositura de ações práticas, acerca do tema, de forma a minimizar e erradicar essa desigualdade nos ambientes que nos cercam”, avalia.

Fonte: FIC-Unis | Foto de ATC Comm Photo no Pexels