Muriaé entra na Onda Verde do Programa Minas Consciente

Muriaé entra na Onda Verde do Programa Minas Consciente

O Comitê Extraordinário Covid-19 de Muriaé anunciou o ingresso daquele município na Onde Verde do Programa Minas Consciente. A novidade foi levada a público após reunião de seus membros ocorrida na noite de quarta-feira, 09 de setembro. Com isto, a partir desta quinta-feira (10), o comércio em geral volta a funcionar em horário normal. Será permitido também, a partir de agora, a utilização de praças, espaços públicos – como a Lagoa da Gávea – e campos de futebol.

Segundo o Comitê covid-19, Muriaé é uma das poucas cidades de Minas Gerais a ser classificada na Onda Verde do Programa Minas Consciente, e que dentro de sua macrorregião, no sistema de saúde, nenhum outro município de seu porte ou maior, foi incluído na Onda Verde. Na mesma reunião foi informado, também, que Muriaé foi uma das poucas cidades do estado a conseguir estabilizar a curva de contaminação.

O Comitê deixou claro que em respeito a todos os idosos e a população de risco, é importante que a população continue com as medidas preventivas como lavar as mãos, usar máscaras quando necessitar sair de casa, usar álcool em gel e manter o isolamento social se tiver algum sintoma parecido com a covid.

Segundo o atual Presidente do Comitê Extraordinário Covid-19, médico infectologista, Daniel Licy, a Onda Verde é um estado. Não é uma definição, e que a cidade pode voltar a patamares anteriores a qualquer momento. “Caso a gente tenha uma piora do comportamento da epidemia e da dispersão geral da nossa cidade, caso a gente tenha uma saturação dos nossos serviços de saúde, caso aumente os números, existe a possibilidade de uma regressão,” afirmou.

Muriaé passa, agora, a ter seu desempenho avaliado pelo Comitê Estadual dentro da Onda Verde a cada sete dias.

Fonte: Rádio Muriaé | Foto: Sargento Rangel