Médico cataguasense morre, no Paraná, vítima de Covid-19

Médico cataguasense morre, no Paraná, vítima de Covid-19

Morreu no sábado, 8 de agosto de 2020, o médico cataguasense Lucas Pires Augusto, de 32 anos, vítima de COVID-19. Graduado pela Universidade Federal do Paraná, ele atuava no Instituto de Saúde Bom Jesus, em Ivaiporã, no interior paranaense. Segundo o site TN Online, ele estava internado em Maringá, também no Paraná, desde 25 de julho.

Lucas nasceu no Rio de Janeiro e com um ano de idade veio morar em Cataguases com seus pais, Marco Antônio Augusto e Fátima Pires Augusto, que residem na Granjaria. Estudou nas escolas Cordeirinho, Coronel Vieira, Dr. Norberto Custódio Ferreira e fez o Ensino Médio no Coluni, em Viçosa. Ingressou no curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. Em seguida, serviu como tenente médico na Força Aérea Brasileira, e fez especialização por cinco anos em um dos serviços mais conceituados de Neurocirurgia do Brasil, na Faculdade de Medicina da USP, em Ribeirão Preto-SP.

Ele também tinha experiência internacional através de estágios observacionais (observerships) na Alemanha (Universitätsklinikum Tübingen) e Estados Unidos (Ohio State University e Baptist Medical Center). Foi também coautor de artigos científicos em jornais internacionais de neurocirurgia. Ele deixa esposa e dois filhos pequenos.

Dias antes de falecer, Lucas deixou uma mensagem nas redes sociais, informando o agravamento de seu estado de saúde, mas afirmando que amava a profissão. Lucas finalizou a publicação com uma oração.

“Estou indo nesse momento para UTI, devido a um agravamento do quadro de COVID-19. Ficarei incomunicável, mas, desde já, agradeço aos amigos pelas orações. Peguei essa doença fazendo o que amo, cuidando dos meus pacientes com amor e dedicação. Faria tudo outra vez. Sei que meu Deus é soberano sobre todas as coisas, seus caminhos e propósitos são sempre justos e perfeitos e que no fim, todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo seu propósito. Amém”, escreveu Lucas.

Este seu texto – publicado originalmente em sua conta no Tweeter, foi reproduzido por alguns jornalistas renomados do país como Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, recebendo mais de 25 mil curtidas, 1.135 comentários e 5.333 retuítes (até o fechamento desta matéria). Entre as pessoas que comentaram figuram a jornalista e comentarista da GloboNews, Natuza Nery, a filósofa Márcia Tiburi, e o teólogo Leonardo Boff, entre outros.

Fonte: Humberto Martins/Estado de Minas e TN Online | Foto: Reprodução rede social