Instituto Ricardo Dias realiza mais uma etapa do projeto “Circula nos Bairros”

Instituto Ricardo Dias realiza mais uma etapa do projeto “Circula nos Bairros”

O Instituto Ricardo Dias deu início nesta sexta-feira, 31 de julho, ao seu projeto “Circula nos Bairros” que tem continuidade neste sábado, 01. Porém, em função da pandemia do novo coronavírus, os eventos que acompanham estas visitas aos bairros não podem acontecer para evitar aglomeração. Deste modo o projeto resume-se apenas à realização de consultas gratuitas, que estão acontecendo em uma unidade móvel adquirida por aquela instituição.

Um microônibus adaptado e que se transformou em um consultório oftalmológico completo, está estacionado em frente a sede do Instituto, ao lado da Pracinha do Doutor Lídio, onde estão sendo realizadas as consultas. Ele foi adquirido recentemente pelo próprio Instituto, segundo informou sua presidente, Maria de Lourdes Menezes Oliveira, a Lurdinha, como forma de agilizar o trabalho e oferecer uma melhor infraestrutura para o médico e paciente.

“O microônibus foi especialmente preparado para atender consultas oftalmológicas e possui toda a aparelhagem necessária para isto”, garante Lurdinha. O médico oftalmologista responsável pelas consultas, Paulo Roberto Motta, que atua como voluntário no Instituto há mais de cinco anos, ressaltou a preocupação da entidade com a qualidade dos equipamentos: “Temos todos os aparelhos necessários a um exame de vista completo. Todos eles são seminovos e estão em ótimas condições. Na prática é um consultório normal que permite ao médico e paciente realizarem uma consulta com qualidade”, afirmou.

Enquanto durar a pandemia, mensalmente o microônibus vai atender em frente à sede do Instituto Ricardo Dias, sempre com hora marcada e seguindo todas as orientações sanitárias preconizadas pelas autoridades de Saúde. “Disponibilizamos álcool em gel com dispensar acionado pelo pé, todos os funcionários e pacientes estão usando máscaras e mantemos todo o ambiente ventilado e limpo”, conta Lurdinha. Ela completou dizendo que por conta dessas normas o fluxo de atendimento flui normalmente e sem qualquer tipo de aglomeração. Nesta sexta e sábado duzentas pessoas fizeram exame de vista gratuitamente.